AmbScience

topologia

Topologia: o que é e aplicações?

Atualmente, é possível observar que diversas ciências são aplicadas ao meio ambiente em prol da preservação dos recursos naturais. Um dos maiores exemplos é a topologia, indo muito além de ser um ramo da matemática. Saiba o que é a topologia e quais são as suas principais aplicações na área ambiental neste artigo da AmbScience.

Em que se debruça a topologia?

A topologia é uma ciência matemática que se refere diretamente à geometria. Ela estuda os tipos e propriedades de superfícies ou espaços por meio da análise de suas deformações, torções e alongamento de objetos. Em função da sua amplitude e importância, a topologia também é aplicada em outras áreas como a biologia (nos estudos sobre DNA), ciências da computação (na determinação de estruturas de conjuntos de dados), cosmologia (estudo da forma do universo, entre outras). 

A topologia e sua relação com o meio ambiente

O estudo da topologia é fundamental na hora de fazer um mapa temático, por exemplo. A análise das formas geométricas de uma determinada área é capaz de fornecer informações valiosas para um mapa de uso do solo, de aptidão agrícola em uma região, etc. 

Além disso, a topologia é essencial para elaborar sistemas de geoprocessamento. Este tipo de sistema é imprescindível para a tomada de decisões dentro das empresas, na hora de implementar um projeto em variadas regiões e na escolha da área que determinada ação será feita, por exemplo. Como pensar um sistema de drenagem sem a topologia, sem conhecer as especificidades do terreno? Como fazer análises de risco do solo de uma região sem saber as características principais da superfície deste local? 

A topologia é uma fonte de informações cruciais para as empresas no momento em que estão na fase de estudo de impactos ambientais dos seus empreendimentos, para fazer um diagnóstico ambiental completo de uma região e o monitoramento de fenômenos e terrenos. 

A união entre tecnologia e topologia ainda permite que organizações elaborem sistemas com sensores aquáticos submersos que podem ser utilizados em lagos e rios para coletar informações. Estes sensores são capazes de monitorar a qualidade da água em reservatórios e rios, acompanhar a vida de seres marinhos, detectar e investigar vazamentos em plataformas de petróleo, entre outras tarefas importantes. 

Viu como a integração entre variadas ciências pode ser vantajosa para o meio ambiente? A AmbScience acredita no potencial desta integração e parte deste princípio para conceber as soluções com o melhor custo-benefício para as organizações que desejam se tornar mais sustentáveis. Somos uma empresa de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, focada principalmente na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas que engloba a parte de Investigação Ambiental e Remediação, comprometida com o fornecimento de soluções efetivas e legais às questões ambientais de seus clientes.

Oferecemos Consultoria Técnica (Second Opinion) para conformidade às leis ambientais, para vários segmentos industriais, desde a pesquisa e avaliação até a remediação de áreas contaminadas, bem como estudos ambientais para tratamento de efluentes e atendimento a padrões de lançamento, consultoria ambiental e  treinamentos operacionais.  

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+