AmbScience

açude

Açude: o que é?

O açude é um importante recurso para que seja feito o abastecimento da população e até a produção de energia. Mas, você sabe que é um açude e como ele é construído? Descubra agora neste conteúdo da AmbScience e conheça também os impactos ambientais que ele provoca a um ecossistema em casos de desastres. 

O açude é um tipo de barragem, uma barreira artificial, utilizada para reter grandes quantidades de água com alguma das seguintes finalidades: abastecimento de áreas agrícolas, residenciais, industriais, produção de energia elétrica, defesa contra cheias de rios e regularização de um caudal. O açude é um recurso muito antigo e que surgiu no início da civilização para combater a seca. Ele pode reservar água da chuva ou a água corrente de algum rio existente.

Tipos de açude

Há diferentes tipos de açude que variam de acordo com o material usado para a sua construção: açude de betão ou concreto, em arco (feitos em vales estreitos com largura menor que a altura), de aterro (feito com terra e/ou rocha), de enrocamento (feito com rochas compactas) e açude de terra de enrocamento (construído com pedras que têm a finalidade de sustentar uma barragem). 

A região Nordeste possui o maior número de açudes no Brasil. Eles costumam ser usados principalmente para a irrigação, pesca, uso doméstico e criação de gado.

Riscos e impactos ambientais que desastres com açudes podem ocasionar

A construção de um açude exige uma análise minuciosa dos impactos ambientais que ele pode causar ao ecossistema local e um planejamento robusto para que os desastres sejam evitados. É primordial que seja feito um estudo para determinar que tipo de açude será construído, qual o material mais indicado para o local a fim de que ele proporcione a eficiência e os benefícios desejados. Em casos de rompimento de um açude de betão ou concreto, por exemplo, os danos ao meio ambiente podem ser irreversíveis. 

Há ainda um outro tipo de açude que é particularmente perigoso para a natureza e a população do entorno: o açude de rejeitos. Como o próprio nome já diz, este açude tem como finalidade a retenção de rejeitos provenientes da atividade mineradora. Este rejeito apresenta uma alta concentração de metais pesados como chumbo, cromo e arsênio. Por isso, quando um açude deste tipo se rompe, ele contamina o solo e corpos d’água provocando o desaparecimento de espécies da fauna e da flora, além de problemas de saúde para a população do entorno. Câncer e danos neurológicos são alguns exemplos. 

Quer saber mais sobre os açudes, o que a legislação ambiental fala sobre ele e como fazer um estudo completo que leve em conta a segurança e os seus benefícios? Entre em contato com a AmbScience! Nós somos uma empresa de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, focada principalmente na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas que engloba a parte de Investigação Ambiental e Remediação, comprometida com o fornecimento de soluções efetivas e legais às questões ambientais de seus clientes.

Uma referência na área de engenharia ambiental, a nossa empresa oferece Consultoria Técnica (Second Opinion) para conformidade às leis ambientais, para vários segmentos industriais, desde a pesquisa e avaliação até a remediação de áreas contaminadas, bem como estudos ambientais para licenciamento, tratamento de efluentes e atendimento a padrões de lançamento, consultoria ambiental e  treinamentos operacionais.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+