AmbScience

transporte de contaminantes

Principais desafios no transporte de contaminantes

O transporte de contaminantes é um aspecto extremamente relevante quando o assunto é a preservação ambiental. Ele envolve variáveis como a natureza dos contaminantes e as características do meio. Estes dois fatores juntos são determinantes para o alastramento de poluentes no meio ambiente. Saiba mais sobre o transporte de contaminantes e seus principais desafios neste post da AmbScience.

Quando uma área está contaminada é imprescindível agir para evitar que o transporte de contaminantes espalhe ainda mais as substâncias nocivas para o ecossistema local. Os contaminantes podem de diversos tipos: metais, solventes, hidrocarbonetos, pesticidas, etc.

Estes contaminantes, por sua vez, chegam ao solo e às águas superficiais e subterrâneas por meio da atividade humana. A agricultura, a mineração, a energia nuclear, o lançamento de rejeitos industriais e urbanos na natureza são alguns exemplos de ações antrópicas que afetam o meio ambiente.

O processo de acumulação e transporte de contaminantes depende das características do local e da natureza do contaminante em si. Substâncias nocivas no estado sólido, por exemplo, podem ser dissolver e se espalhar rapidamente na água subterrânea e no solo.

Tendo em vista estas dificuldades, o transporte de contaminantes é algo complexo e que requer conhecimento. A empresa de engenharia ambiental responsável por atuar no transporte de contaminantes deve superar muitos desafios. É preciso fazer um estudo minucioso que envolve:

  • A análise do caminho de migração dos contaminantes pela área em questão;
  • A avaliação das diferentes velocidades de migração dos contaminantes;
  • A compreensão sobre os principais fatores que controlam a migração através de meios porosos, águas superficiais e subterrâneas. É preciso entender determinados processos químicos, físicos e biológicos;
  • Conceber um plano de remediação eficiente que impeça o alastramento da poluição no meio ambiente;
  • Fazer um plano de monitoramento eficaz da área examinada.

A tecnologia é uma importante aliada no estudo sobre o transporte de contaminantes. Atualmente, é possível utilizar softwares que relacionam os aspectos geológicos, pluviométricos, hidrogeológicos, infiltrações, entre outras informações importantes do local.

A AmbScience possui expertise na identificação dos mais diversos contaminantes e em todas as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas. O principal diferencial da nossa empresa é a integração entre uma equipe multidisciplinar qualificada e a tecnologia para conceber soluções personalizadas e com o melhor custo-benefício para nossos clientes. Quer transformar a sua empresa e torná-la mais sustentável? Entre em contato conosco!

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+