Celebrado em 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data importante porque expressa o reconhecimento da comunidade mundial em relação a essa parcela da população. Entretanto, os indígenas enfrentam sérios problemas em seu cotidiano que afetam a sua própria existência, especialmente no Brasil. Confira algumas reflexões que essa data traz e como podemos ajudar a preservar a identidade dos povos indígenas nesse conteúdo da AmbScience.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data que foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995. A ideia era a busca pela valorização das diferentes culturas e etnias que existem em todo o mundo, além de incentivar o combate ao preconceito e ao racismo contra os povos originários. Mas a data também contribui para levantar discussões essenciais a serem feitas hoje, como o respeito aos direitos humanos, a diversidade e a inclusão.
Infelizmente, os povos indígenas enfrentam graves dificuldades atualmente. Alguns exemplos são: doenças, discriminação, baixa expectativa de vida, perseguição, ameças territoriais e o desrespeito aos seus direitos mais básicos, por exemplo. Nesse Dia Internacional dos Povos Indígenas, cabe refletirmos sobre o que acontece com eles hoje em território brasileiro. Por aqui, uma das principais ameaças é uma atividade criminosa que avança.
Uma reportagem do Correio Braziliense mostra que a presença cada vez maior do garimpo ilegal e de exploradores nas terras indígenas ameaça cada vez mais a existência de famílias e comunidades tradicionais, devasta as florestas e destrói as terras. Na terra Yanomâmi, por exemplo, relatórios demonstram que para além de toda a destruição, os invasores cometem outros crimes, como estupro. Mulheres e crianças indígenas chegam a ser abusadas em troca de comida. Isso sem contar a fome, a desnutrição de crianças, a precariedade no socorro médico e doenças como a malária. Infelizmente, o Dia Internacional dos Povos Indígenas não é motivo para comemoração hoje.
A falta de demarcação de terras indígenas é outra face do problema. Cabe ressaltar que estabelecer os limites de suas terras é também uma forma de preservar a identidade desses povos.
Todos esses problemas citados acima devem ser enfrentados por meio da ação governamental, mas os cidadãos também podem ajudar. Vamos pensar em algumas ações que podem ser feitas por você neste Dia Internacional dos Povos Indígenas. A primeira delas é escutar o que eles dizem. Há diversos indígenas que estão em destaque no debate público, como Ailton Krenak, Raoni Metuktire (o cacique Raoni) e Sônia Guajajara.
O consumo consciente é outra iniciativa importante. Você pode optar por consumir produtos e serviços de empresas comprometidas com o meio ambiente. Também é recomendável apoiar o trabalho de organizações que atuam na defesa dos povos indígenas.
Gostou do conteúdo que a AmbScience preparou nesse Dia Internacional dos Povos Indígenas? Como uma empresa que é referência em engenharia ambiental, a AmbScience prioriza ações sustentáveis e ajuda a sua organização a se tornar mais correta ecologicamente. Atuamos nos setores industriais, comerciais e de serviços, realizando o gerenciamento ambiental na sua totalidade, visando o melhor custo-benefício. Clique aqui para falar com a gente e saiba como o seu negócio pode começar a se adequar a essa nova realidade.