AmbScience

biogás

Biogás: como empresas podem aproveitá-lo?

Atualmente, os modelos de negócio devem levar em consideração outros aspectos além do financeiro na busca pelo crescimento econômico. Se tornou urgente a adoção de práticas sustentáveis para mitigar os efeitos adversos que determinados processos de produção causam ao meio ambiente e a implementação de novas formas de geração de energia. Você já conhece o biogás? Conheça o seu potencial e como a transformação do biogás em energia elétrica pode ser uma prática ecologicamente correta e ao mesmo tempo lucrativa neste conteúdo da AmbScience. 

Como é produzido o biogás?

O biogás é produzido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias. O processo de geração de energia do biogás consiste na conversão da energia química do gás em energia mecânica através de um processo controlado de combustão em um motogerador ou uma microturbina.

A maior vantagem da produção do biogás é que ele se constitui em forma eficiente de lidar com o excesso de lixo gerado no Brasil. Mas, a lista de benefícios é extensa: captação e utilização simples, ajuda a reduzir a emissão de poluentes para a atmosfera, ausência de necessidade de grandes espaços para fazer a usina de reciclagem energética, entre outros.

O biogás pode ser produzido em aterros sanitários, por exemplo, por meio da instalação de drenos nas camadas de lixo. Além disso, é preciso prestar atenção na impermeabilização da base e da cobertura do aterro,pois, essa é uma medida que auxilia a acelerar o processo de degradação da matéria orgânica, aumentando a produção do biogás. Esta estrutura ainda auxilia de alguma forma na prevenção/redução de níveis de contaminação do solo e das águas subterrâneas.

Uso do biogás é variado


Além da utilização do biogás como fonte de energia, ele também pode ser usado em redes de gás natural como combustível veicular e na forma de Gás Natural Veicular (GNV), na forma de Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL).

Para ser aproveitado com esta finalidade, é preciso retirar o dióxido de carbono, a umidade e o sulfeto de hidrogênio do biogás.

Produção de biogás deve obedecer a legislação ambiental


O uso do biogás como fonte geradora de energia é uma excelente solução nesta época marcada pelos efeitos das mudanças climáticas. No entanto, é preciso que as empresas fiquem atentas às normas ambientais. Na hora da combustão, os gases prejudiciais ao meio ambiente não podem ser propagados na atmosfera porque eles são extremamente tóxicos. Há uma legislação ambiental específica que trata das obrigações que a empresa deve cumprir antes de adotar a produção e uso do biogás.

Quer tornar a sua empresa mais sustentável por meio da adoção de práticas “amigas” do meio ambiente e lucrativas ao mesmo tempo? A AmbScience oferece a solução ideal para organizações dos setores industriais, comerciais e de serviços. Fale conosco!

Nós fazemos o gerenciamento ambiental na sua totalidade, visando o melhor custo-benefício, e priorizando ações sustentáveis. Atuamos no gerenciamento de áreas contaminadas, atendendo todas as fases do processo (investigação ambiental, plano de intervenção, monitoramento, remediação e recuperação da área), além de tratamento e monitoramento de efluentes para atendimento a padrões de lançamento ou reúso, treinamentos e second opinion.   

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+