Antes de construir qualquer empreendimento é necessário conhecer o solo onde ele será erguido e suas características principais. E é para dar esse diagnóstico ambiental que servem as sondagens. Conheça a função desse procedimento e a sua importância para o meio ambiente nesse conteúdo da AmbScience.
Uma investigação minuciosa sobre o solo deve anteceder a realização de qualquer obra. É preciso saber a composição e espessura das camadas do solo, nível d’água, existência e profundidade de aquíferos, a tensão que o solo resiste, entre outras informações fundamentais para evitar problemas com a construção. E são as sondagens que cumprem esse papel de determinar a viabilidade do empreendimento e que medidas de segurança deverão ser tomadas.
Há variados tipos de sondagens que se adequam aos diferentes tipos de solos também. Confira alguns exemplos:
– Sondagem a trado: é o tipo mais simples e muito usado em obras de estradas e saneamento. Ela investiga a estratigrafia do tipo do solo. Esse procedimento pode ser feito de forma manual a partir do uso de lâminas cortantes;
– Sondagem à percussão SPT: ela determina o índice de resistência à penetração de algum tipo de solo e ainda permite que se descubra o local do aparecimento da água. Esse método possui um amostrador padrão, um grande e pesado martelo que perfura o solo;
– Sondagem rotativa: a partir desse tipo de sondagem é possível atingir grandes profundidades. A finalidade é investigar as rochas e materiais que são impenetráveis por meio da retirada de amostras;
– Sondagem geofísica: sem a retirada de amostras do solo, esse tipo de sondagem faz medições indiretas por meio de métodos sísmicos, eletromagnéticos, geotérmicos, etc;
– Entre outros tipos de sondagens.
As sondagens com análise ambiental
Por serem mais completas e exigirem cuidados especiais por conta da existência de eventuais contaminantes, as sondagens com análise ambiental são mais demoradas que as outras. Elas garantem que a empresa responsável pelo empreendimento estará de acordo com normas de segurança e as regras e legislação ambientais. Uma sondagem para fins ambientais executada de forma incorreta pode, inclusive, piorar o cenário de contaminação de uma empresa. Além disso, é muito importante conseguir avaliar onde eventuais poluentes possam estar e quais níveis aquíferos devem ser avaliados.
As sondagens ambientais também integram o processo de gerenciamento de áreas contaminadas. A equipe que faz esse tipo de procedimento deve ser bem qualificada e o ideal é que ela conte com um geólogo ou engenheiro experientes. Nesse podcast dois geólogos conversam sobre a contribuição que esse profissional confere às sondagens. São eles quem criam o modelo geológico, que possibilita o avanço da investigação e remediação que estão sendo feitas de forma a realmente resolver um caso. O geólogo é capaz de estudar a orientação dos minerais, descrever todas as camadas e fazer uma análise de campo profunda.
Você quer construir um empreendimento da melhor maneira, com toda a segurança e respeito à legislação ambiental? Ou você precisa fazer a investigação de sua área e quer contar com equipe de profissionais responsável e que entregará resultados efetivos?
Fale já com a AmbScience! Somos uma empresa de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, focada principalmente na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas que engloba a parte de Investigação Ambiental e Remediação, comprometida com o fornecimento de soluções efetivas e legais às questões ambientais de seus clientes.