AmbScience

efeito estufa

Saiba como funciona o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Uma poderosa ferramenta para o enfrentamento contra as mudanças climáticas, o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é fruto de uma iniciativa de esforço global dos países. Entenda como esse mecanismo tão importante funciona e que benefícios ele proporciona nesse conteúdo da AmbScience.

Afinal, o que é o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)?

O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) nada mais é do que uma forma de identificar, mapear e quantificar as fontes de emissão de determinada atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até um país. Todos esses dados sobre as emissões desses gases são monitorados e registrados. 

Vejamos alguns exemplos de fontes de emissão que o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) pode quantificar: motores de combustão interna, caldeiras, turbinas, equipamentos à base de eletricidade, entre outros. 

Quando o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é feito com regularidade ele se torna uma eficiente ferramenta de gestão para as instituições. Assim, é possível conhecer o perfil das emissões de GEE da entidade inventariante, ter um maior controle e cumprimento de leis, protocolos e padrões estabelecidos internacionalmente. Além disso, o monitoramento mais frequente da emissão dos gases abre oportunidades para que empresas e governos descubram e invistam em equipamentos e tecnologias mais limpas. 

O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) ainda pode medir a remoção de gases de efeito estufa da atmosfera. Por meio de um equipamento ou processo chamado sumidouro de remoção é possível também fazer o sequestro do carbono. 

De acordo com o Protocolo de Kyoto, os gases de efeito estufa que são controlados pelos inventários são: CO2 (Dióxido de Carbono), CH4 (Metano), N2O (Óxido Nitroso),  SF6 (Hexafluorido de Enxofre), HFC (Hidrofluorcarbonos) e os PFC (Perfluorcarbonos).

Vantagens trazidas pelo Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)

A lista de benefícios trazida para quem realiza periodicamente Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é extensa. No caso de empresas, há muitas vantagens para a saúde financeira do negócio e para a sua imagem perante o seu público alvo e dentro do próprio segmento. Confira algumas delas:

  • Gera reconhecimento de mercado e garante vantagem competitiva;
  • Facilita a identificação de oportunidades para otimização operacional;
  • Reduz custos com a eliminação do desperdício e da ineficiência;
  • Estimula a adoção de práticas sustentáveis em diferentes segmentos;
  • Abertura de possibilidade para participação no mercado de carbono;
  • Atração de investimentos;
  • Entre outras.


Quer elaborar um Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e auferir todas essas vantagens se inserindo na luta contra o aquecimento global? Entre em contato com a AmbScience! Temos uma equipe especializada, experiente e qualificada para te ajudar a implementar práticas sustentáveis no dia a dia da sua organização. Fale já conosco e conheça todos os nossos serviços.  

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+