As usinas hidrelétricas são empreendimentos construídos com equipamentos desenvolvidos para criar energia elétrica utilizando sua capacidade hidráulica. De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Enegia Elétrica), existem no Brasil, pelo menos, 219 usinas hidrelétricas de grande porte em atuação e elas são a nossa principal geradora de energia limpa.
Porém, embora citemos a geração de eletricidade através de fonte de energia renovável como uma vantagem, as usinas também são responsáveis por sérios danos ao meio ambiente. Vamos descobrir neste conteúdo da Ambscience quais as consequências do uso de usinas hidrelétricas.
As usinas são grandes complexos construídos que utilizam a pressão da água para gerar energia elétrica. Porém, como precisam estar localizadas em regiões onde exista vazão de rios, esses reservatórios causam grandes impactos ambientais.
A geração de eletricidade ocorre da combinação entre a grande concentração de água, vazão do rio e seus desníveis. O fluxo dessa água é canalizado para as turbinas, que se moivimentam, ativando os geradores responsáveis pela produção da energia elétrica. Uma vez convertido esse movimento em energia elétrica, os transformadores facilitam que esse fluxo possa alcançar longas distâncias, levando a energia aos lugares necessários.
As usinas hidrelétricas são a principal fonte de energia no Brasil, que é o terceiro maior país produtor, ficando atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos.
Essas grandes estruturas estão distribuídas em todo o território nacional. Antigamente, as regiões centro-sul detinham as maiores usinas, mas, ao longo dos últimos anos esses complexos foram sendo instalados também nas regiões norte e nordeste. As maiores usinas hidrelétricas no Brasil são:
– Itaipu, no rio Paraná, localizada no mesmo estado.
– Belo Monte, no rio Xingu, localizada no Pará.
– Tucuruí, no rio Tocantins, fica no estado do Pará.
– Jiraú, no Rio Madeira, localizada no estado de Rondônia.
– Santo Anônio, também no Rio Madeira, em Rondônia.
– Ilha Solteira, no rio Paraná, que corta os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo.
– Xingó, rio São Francisco, que corta Alagoas e Sergipe.
– Paulo Afonso IV, também no Rio Fracisco, na Bahia.
Quando comparadas a outras fontes de energia como as termolétricas, por exemplo, as usinas hidrelétricas são menos geradoras de poluentes na atmosfera. O custos operacionais para mantê-las também é inferior.
Outra vantagem é que as hidrelétricas, considerando a sua localização, também têm como função o lazer e movimentam o turismo.
Por fim e a principal vantagem, é que utilizam para produção de energia, a água, um recurso renovável.
Por serem construídas em regiões próximas a rios, as usinas hidrelétricas afetam o ambiente natural, extinguindo espécies terrestres e aquáticas daquele habitat, destruindo a vegetação nativa para a construção de barragens, aumentando a emissão de gases poluentes na atmosfera, especialmente o Metano, prejudicando grupos locais como comunidades ribeirinhas e indígenas, que por serem populações nativas, dependem dos recursos daquela região para sobreviver. Quer continuar por dentro de notícias e artigos sobre o meio ambiente? Acesse o site da Ambscience e acompanhe!