AmbScience

tratamento de efluentes

Tratamento de efluentes: quais os principais métodos?

Damos o nome de efluentes aos resíduos resultantes de uso humano. Tal matéria pode ser gasosa ou líquida, em sua maioria e grande parte dos efluentes é composto por água, mas também por diferentes ativos químicos. Ocorre que devolver este material sem tratamento adequado implica em danos à saúde e ao meio ambiente, e, por isso, é necessário que passe por um criterioso tratamento de efluentes para garantir que possam retornar aos corpos hídricos com segurança e podendo ser reutilizados. Vamos saber mais neste conteúdo da Ambscience.

Por que o tratamento de efluentes é essencial?  

O tratamento de efluentes serve para que os resíduos que os compõem possam voltar aos corpos hídricos existentes. Esse procedimento é fundamental para prevenir a contaminação desses recursos hídricos, já que tratá-los depois é muito mais custoso e, em muitos casos, até ineficaz. 

Para o tratamento de efluentes, é necessário levar em conta a existência de elementos contaminantes, avaliação que só pode ser realizada por profissionais da área ambiental. São eles quem vão determinar a presença desses contaminantes e também os índices que os classificam de acordo com seu impacto e viabilidade para retornar aos corpos hídricos.

O Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, pela Resolução 237, é o órgão que determina os índices permitidos para que os resíduos de efluentes possam ser retornados ao meio ambiente, sem comprometer a segurança. 

Quais os principais métodos?

Há muitas estações de tratamento de efluentes em todo o território nacional e que utilizam diferentes técnicas. Aqui, podemos citar algumas das principais que geralmente são biológicas ou físico-químicas:

Pré-tratamento: a primeira etapa separa os resíduos sólidos e líquidos. Para auxiliar nesse processo, são combinados dois procedimentos: desarenação e gradeamento.

A desarenação consiste na remoção de tufos de areia por um procedimento chamado sedimentação, pelo qual são separadas partículas desses resíduos . Na prática, os flocos de areia, que são compostos por matéria mais pesada, vão para o fundo do tanque, enquanto todo o material orgânico flutua par a superfície.    

Já o processo de gradeamento, como o próprio nome sugere, utiliza grades em metal que servem como uma espécie de barreira, separando os resíduos sólidos maiores.  Essa etapa garante também a proteção dos equipamentos de tratamento de efluentes, pois essa barreira protetora assegura que resíduos mais pesados não danifiquem os componentes dos aparelhos.

Tratamento primário: o tratamento primário é composto por diversas etapas. A primeira delas consiste em despejar produtos químicos nos efluentes para neutralizá-los. Na sequência, os efluentes passam por um processo de floculação. Em seguida, é feita uma decantação que separa os elementos líquidos dos sólidos  e é nessa etapa que o aditivos químicos começam a modificar a matéria com potenciais poluidores, preparando-a para retornar aos recursos hídricos.

Tratamento secundário: nessa fase ocorre a remoção do restante de matéria orgânica da etapa anterior. Ainda nesta etapa é feita uma nova decantação com a finalidade de separar o lodo e clarificar a água.

Tratamento do lodo:  essa etapa do processo visa reduzir o volume do lodo e também da matéria orgânica restante. Ao final, restará um material orgânico que poderá ser despejado em aterros sanitários ou utilizado para fins ambientais como reflorestamento ou agricultura.

Tratamento terciário: a última das etapas e garante que esse material possa ser reutilizado para finalidades não potáveis e elimina substâncias restantes das etapas anteriores do processo.

É urgente que a sociedade e empresas tenham consciência sobre o impacto causado pelo descarte inadequado de substâncias no meio ambiente. Uma conduta que, inclusive, caracteriza crimes ambientais no Brasil, podendo levar empresas a perda de créditos para projetos e pagamentos de multas. Para saber como fazer corretamente o tratamento de efluentes, é fundamental contar sempre com profissionais especializados. A Ambscience é uma consultoria ambiental que se destaca no mercado pelo seu comprometimento com a resolução de problemas como Gerenciamento de Áreas Contaminadas, Investigação Ambiental e Remediação. Entre em contato conosco e nos conte como podemos ajudar a sua empresa!

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+