AmbScience

energia verde

Energia verde: quais são os principais impactos ambientais?

Proveniente de recursos renováveis, a energia verde é muito vantajosa porque o seu processo de produção é muito mais limpo. No entanto, embora muitos pensem que ela não causa qualquer tipo de poluição, a energia verde também causa impactos ambientais. Conheça os principais deles nesse conteúdo da AmbScience.

A utilização de fontes de energia não renováveis como o petróleo e o carvão mineral gera vários prejuízos para o meio ambiente. A poluição do ar, do solo e da água, chuva ácida e aumento da emissão dos gases que causam o efeito estufa são algumas das maiores consequências do uso desse tipo de fonte de energia. Com os efeitos adversos das mudanças climáticas já sendo sentidos em todas as partes do mundo, se tornou imprescindível a busca por uma geração de energia mais limpa. E é nesse momento que a energia verde ganha protagonismo.

Energia verde é toda aquela energia produzida por meio do uso de recursos renováveis. Alguns exemplos são a energia eólica, fotovoltaica, de biomassa e nuclear. A produção desse tipo de energia causa pouca poluição, mas também provoca impactos ambientais.

Uma reportagem do The Guardian alerta que a produção de etanol em uma cidade do estado de Nebraska, nos Estados Unidos, se tornou uma ameaça à saúde da população e dos animais. Isso porque pesquisadores descobriram que a usina que transforma o milho em biocombustível está usando sementes revestidas com fungicidas e inseticidas, que fazem parte da categoria dos neonicotinoides. Também conhecidos como neônicos, os inseticidas dessa categoria são muito usados na agricultura e na veterinária. Eles atuam nos receptores dos insetos gerando uma intoxicação neurológica. Os neonicotinoidesapresentam determinadas características físico-químicas que fazem com que eles sejam absorvidos pelas raízes das plantas e distribuídos por toda a sua estrutura, o que torna esses vegetais tóxicos por algum tempo.

Essas fábricas de etanol em Nebraska produzem também um subproduto que vendem como ração nutritiva para o gado e ainda distribui grãos fermentados para campos agrícolas que os utilizam como condicionador de solo. Dessa maneira, esses produtos que são resultado de um processo de produção de energia verde mas estão carregados de um inseticida perigoso estão entrando em contato com solo e animais da região, o que representa um perigo para o meio ambiente e a saúde das pessoas.

A situação que está ocorrendo neste estado nos EUA demonstra que a produção de energia verde também exige cuidados porque também gera impactos ambientais. A produção de energia eólica pode ameaçar pássaros da fauna local por causa da colisão deles com as turbinas. Já a energia solar tem uma forte dependência do clima da região, que afeta diretamente a eficiência do sistema, além da própria questão de eficiência de conversão dos painéis fotovoltaicos e seu processo de produção. A instalação de usinas hidrelétricas, por exemplo, causa enormes impactos ambientais porque pode destruir um ecossistema por completo. Além disso, pode ser preciso causar alagamentos (com geração significativo de metano em áreas de vegetação), mudar curso de rios e haver deslocamento populacional para o seu funcionamento.

Quer tornar a sua empresa mais sustentável com mudanças que causem o menor impacto ambiental possível? Entre em contato com a AmbScience! Somos uma empresa de engenharia ambiental que trabalha no gerenciamento de áreas contaminadas, atendendo todas as fases do processo (investigação ambiental, plano de intervenção, monitoramento, remediação e recuperação da área), além de licenciamento, tratamento e monitoramento de efluentes para atendimento a padrões de lançamento ou reúso, treinamentos e second opinion.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+