AmbScience

efeito estufa

Os gases de efeito estufa e suas consequências

O aumento da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera é um dos principais problemas enfrentados por países ao redor do mundo. São esses gases os causadores das mudanças climáticas e dos danos que elas acarretam. Conheça algumas das consequências desse cenário tão adverso nesse conteúdo da AmbScience.

O Brasil vive um momento de retrocessos na área ambiental e no que diz respeito ao crescimento da emissão de gases de efeito estufa. De acordo com a coluna do jornalista Rubens Valente publicada no portal UOL, o Observatório do Clima destacou que a emissão de gases de efeito estufa aumentou 9,6% no país em 2019 em comparação com o ano anterior. O resultado consta na oitava edição do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa) e aponta o desmatamento como uma das maiores causas. Além disso, já se projeta que as metas de 2020 não serão cumpridas.

Esse panorama é muito preocupante porque o aumento da emissão de gases de efeito estufa provoca uma série de consequências graves que já estão sendo sentidas em todo o mundo. O efeito estufa é um fenômeno natural essencial para a vida na Terra. É ele que mantém as temperaturas médias globais, evita a grande amplitude térmica e possibilita o desenvolvimento de seres vivos. No entanto, esse fenômeno é agravado quando ações antrópicas favorecem a concentração de uma enorme quantidade dos gases estufa na atmosfera. Algumas das consequências são:

– Derretimento das calotas polares;

– Aumento do nível do mar;

– Períodos longos de seca;

– Insegurança alimentar em função dos prejuízos nas colheitas e na pesca;

– Extinção da fauna e da flora;

– Aumento da inundação em algumas áreas;

– Elevação da temperatura;

– Entre outros.

Como mudar esse cenário de alta nas emissões de efeito estufa?

Reverter o aumento nas emissões de efeito estufa e frear as mudanças climáticas com as suas consequências já em curso demanda um esforço coletivo baseado em ações práticas. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, entre os anos de 2010 e 2050, a emissão de gases de efeito estufa deve ser reduzida de 40% a 70%. Isso exige que os países estabeleçam e respeitem as metas de redução da emissão desses gases.

São exemplos de medidas importantes para diminuir a emissão de gases de efeito estufa: uso de fontes de energia limpas; substituição dos combustíveis fósseis; incentivo ao uso de produtos biodegradáveis; transporte coletivo e bicicletas; estímulo à coleta seletiva; etc.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+