Você sabe o que é lixo eletrônico? Este termo, também chamado de resíduo eletrônico ou REEE (resíduo de equipamento eletroeletrônico) são os produtos eletrônicos que por não serem mais úteis, são descartados. Alguns exemplos destes equipamentos são: tablets, monitores, teclados, impressoras e aparelhos de som, mas a lista é extensa. Confira neste conteúdo da Ambscience como o descarte de lixo eletrônico deve ser feito de foma segura.
Em levantamento realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2017, o Brasil foi apontado como o maior produtor de lixo eletrônico, sendo responsável por, pelo menos, 1,5 milhão de toneladas. De acordo com relatório, desta quantidade somente 2% é direcionado para reciclagem.
Estes dados são preocupantes, pois todo o restante acaba sendo descartado de modo incorreto e, sobretudo, perigoso, podendo causar males ao meio ambiente e à saúde. Mas para saber ao certo o que é o lixo eletrônico é preciso saber identificá-lo por categoria. Veja, a seguir, as quatro principais:
Alguns deles como as pilhas, por exemplo, contêm metais pesados como níquel e chumbo e estes componentes ao entrarem em contato com o meio ambiente são altamente prejudiciais. E em menor ou maior grau, todos os equipamentos considerados lixo eletrônico contêm diversas substâncias tóxicas.
Mas entre os componentes do lixo eletrônico há os podem ser reaproveitados, é o caso de plásticos, vidros e alguns metais. Para isso, é essencial que sejam descartados em locais autorizados e especializados em receber esses resíduos e os pontos de coleta podem variar de acordo como o tipo de material. Confira a seguir onde cada um deve ser descartado:
Lâmpadas: atualmente, existem cerca de 2.586 pontos de coletas de lâmpadas distribuídos no país.
Celulares e baterias: geralmente as próprias empresas de telefonia os recebem de volta.
Baterias recarregáveis e pilhas: por serem itens trocados com frequência por conta de sua durabilidade menor, muitas pessoas cometem o grave erro de descartá-las indevidamente no lixo comum. O que, já vimos, pode causar sérias consequências ao meio ambiente e à saude. As pilhas e baterias podem ser entregues a cooperativas responsáveis pela reciclagem de lixo eletrônico ou serem devolvidas ao próprio fabricante.
Notebooks, impressoras, tablets, computadores, teclados e monitores: por serem equipamentos com muitas peças internas, é preciso destiná-los corretamente em pontos de coleta para que seja feita a separação dos materiais que poderão ser reciclados.
Vale lembrar que no caso de celulares e de computadores, existe ainda uma outra alternativa sustentável: a doação para ONGs ou centros digitais. Quando estes equipamentos estão somente ultrapassados, mas ainda em condições de uso, podem ser muito úteis em centros de estudo e comunidades carentes.
Agora que você sabe o que é lixo eletrônico e como descartá-lo corretamente, faça como a Ambscience e compartilhe esta informação útil. Assim, você ajuda a conscientizar o maior número de pessoas a adotarem também esses hábitos seguros para a saúde e para o meio ambiente.