AmbScience

reciclagem do lixo

A reciclagem do lixo eletrônico nas empresas

O consumo de produtos eletrônicos só aumenta nos países ao redor do mundo, o que deve trazer à tona um importante aspecto: a reciclagem deste lixo. A estrutura de equipamentos eletrônicos é formada por muitos componentes tóxicos. Por isso, é fundamental ter cuidado no descarte desse tipo de material. Saiba como funciona a reciclagem de lixo eletrônico nas empresas nesse conteúdo da AmbScience. 

Recentemente, foi assinado um decreto que regulamenta a logística reversa de produtos eletroeletrônicos. Ele obriga as empresas do setor a implantarem sistemas de coleta desse tipo de resíduo e dar sua destinação correta. De acordo com o governo federal, hoje há 173 pontos de coleta de eletroeletrônicos no Brasil. Com a regulamentação do decreto, estima-se que esse número aumente para 5 mil pontos até 2025. 

Embora os produtos eletrônicos apresentem componentes tóxicos, a reciclagem de lixo eletrônico ainda está longe de ser uma realidade no Brasil e no mundo. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que apenas 20% do lixo eletrônico é formalmente reciclado em todo o mundo. Essa categoria inclui “produtos da linha branca” (como refrigeradores, máquinas de lavar e microondas), televisores, computadores, drones, pilhas, bateria, tablets, cartuchos, toners, etc.

Os celulares, por exemplo, são compostos por chumbo, cádmio e bromo. Estas substâncias são cancerígenas e podem causar intoxicações crônicas e agudas com sintomas que vão desde náuseas, vômitos, dores abdominais até danos no sistema nervoso, sanguíneo, respiratório e digestivo. O lixo eletrônico descartado incorretamente também pode contaminar o solo e os corpos hídricos. 

Como é o processo de reciclagem do lixo eletrônico?


A reciclagem do lixo eletrônico começa com uma triagem em que são separados os produtos que ainda podem ser usados ou não. Em seguida, os aparelhos sem uso são desmontados. A carcaça, a bateria, as placas de circuito e os vidros recebem a destinação adequada de acordo com os seus componentes. 

No segundo momento do processo de reciclagem do lixo eletrônico a carcaça é triturada e separada por material. Posteriormente, os resíduos podem ser vendidos para outras empresas que utilizam os polímeros que constam nesse tipo de produto, são incinerados para gerar energia ou são transformados em plásticos. Já os materiais tóxicos são armazenados em tanques próprios e direcionados a empresas responsáveis.

Hoje, as empresas fabricantes de produtos eletrônicos são as responsáveis pela reciclagem do lixo. Essas empresas é que devem separar os componentes e garantir a destinação adequada para cada um desses materiais. Eles podem ser utilizados em novos produtos ou ser encaminhados para locais especializados.

Quer saber mais informações sobre o descarte correto de lixo eletrônico? A AmbScience pode te ajudar e tirar todas as suas dúvidas! Lembre-se que a reciclagem do lixo é um dos itens mais importantes quando o assunto é desenvolvimento sustentável.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+