AmbScience

monitoramento ambiental

Monitoramento ambiental: para que serve?

Nosso planeta vem passando por profundas transformações que afetam, gradativamente, a biodiversidade, a qualidade do ar, da água e do solo. E uma das ferramentas essenciais usadas para acompanhar essas mudanças é o monitoramento ambiental. Vamos saber mais sobre esse recurso neste conteúdo da Ambscience.

O que é monitoramento ambiental?

Regulamentado pela Lei Federal n. 6.938/1981, o monitoramento ambiental integra a Política Nacional de Meio Ambiente.  A ferramenta consiste em coletar informações continuamente com a finalidade de acompanhar as alterações ambientais, sejam consequentes da interfêrencia humana ou de mudanças naturais.

Através desta análise, é possível identificar as necessidades de medidas de manutenção ou de recuperação ambiental.

Quais tecnologias envolvem o monitoramento ambiental?

Os elementos coletados para análise necessitam passar por tecnologias capazes de mensurar os dados. As etapas de tecnologia consistem em:

Armazenamento de dados

As novas tecnologias permitem que o armazenamento de dados ocorra de maneira mais segura e com uma capacidade muito superior a do passado. Assim, todas as informações consideradas relevantes no monitoramento ambiental poderão ser consideradas.

Análise de dados

Agora, com posse dos dados e com um objetivo estabelecido, é possível analisar todas as informações coletadas e identificar quais medidas poderão ser adotadas para estabilizar ou interferir em determinado ambiente.

Monitoramento ambiental: para que serve?

A ferramenta é capaz de antever, em menor ou em maior escala, consequências futuras que sejam nocivas ao meio ambiente. O objetivo do monitoramento ambiental é estabelecer medidas de preservação, conservação ou intervenção ambientais. Entre as suas aplicações mais recorrentes podemos destacar:

– monitoramento de fauna silvestre.

– durante obras privadas ou públicas.

– monitoramento da qualidade do ar, do solo e da água.

– recuperação de áreas degradadas.

– gerenciamento de áreas contaminadas.

Entre os principais tipos de monitoramento ambiental podemos citar:

Monitoramento em microescala

Consiste na avaliação de áreas menores, com foco em espaços de impacto ambiental de dimensões mais restritas. O que não quer dizer que os danos causados a essas áreas seja inferior, o critério de menor escala aplica-se às suas dimensões de espaço.

Monitoramento em macroescala

Este modelo de monitoramento ambiental analisa territórios muito mais amplos e que possam sofrer impactos ambientais que afetem a segurança do planeta. São estudos que avaliam áreas protegidas por esferas estadual ou federal.

Por analisar dimensões geográficas muito mais extensas, com o monitoramento ambiental em macroescala é possível mapear a dimensão do problema, identificando estratégias capazes de conter ou mesmo reduzir tais impactos causados.

Viu como a etapa de monitoramento ambiental pode ser fundamental na elaboração de um projeto sustentável? Na Ambscience você conta com uma quipe de profissionais altamente qualificados e experientes em todos os setores de engenharia ambiental.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+