AmbScience

estação de tratamento de água

Os cuidados em uma estação de tratamento de água

É muito importante garantir uma excelente qualidade da água e afastar os riscos de contaminação. Para tanto, é necessário que aconteça uma manutenção periódica nas estações de tratamento de água. Em primeiro lugar, a estação precisa que todos os componentes do sistema estejam funcionando de maneira satisfatória. Isso vai resultar na boa qualidade final da água.

Antes que ocorra algum erro ou dano no sistema, é preciso que a montagem da estação de tratamento seja feito de maneira correta. Os equipamentos devem ser seguros e é imprescindível que a manutenção preventiva seja sempre feita. Uma empresa especializada deve realizar diversas operações, como por exemplo, verificar o desempenho dos equipamentos que ficam nas partes de: captação, coagulação, floculação, decantação, filtração e cloração.

A empresa responsável por uma ETA – Estação de Tratamento de Água deve saber que antes da manutenção, devem ser levados em conta o modelo do sistema, a durabilidade e se atentar sempre as informações da empresa fabricante que orienta sobre a necessidade e periodicidade da prevenção e dos possíveis reparos.

A manutenção pode ser tanto preventiva como corretiva. Na preventiva avalia-se o desempenho do sistema, o que pode reduzir as chances de reparos de emergência, além de diminuir os gastos e fazer como que os equipamentos funcionem bem e tenho uma vida útil maior. Já a manutenção corretiva, é feita quando ocorre algum problema no sistema e precisa de conserto rápido com intenção de manter a segurança dos operadores.

Para se fazer a manutenção de forma periódica e preventiva é importante seguir alguns passos/planejamento. Isso ajuda para que não ocorram acidentes e tudo flua da melhor maneira.

Algumas dicas são:

– Ter por escrito os pontos necessários da manutenção;

– Saber como resolver os danos do equipamento – ter uma empresa especializada já contratada ou profissionais capacitados para isso;

– Saber com antecedência quando será feita a manutenção;

– Manter em fácil alcance as informações do fabricante da ETA (Estação de Tratamento de Água);

– Por último, possuir as peças que possam ser usadas nas manutenções e definir quais devem ser sobressalentes.

É de extrema importância sempre limpar os filtros e tomar os cuidados para evitar a entrada de ar nas tubulações. Além disso, deve-se verificar o desempenho do sistema com regularidade.

Saiba mais sobre a AmbScience Engenharia e se informe sobre diversos assuntos, através do e-mail: contato@ambscience.com ou no telefone 011 3197-4780.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+