Antes mesmo de falarmos sobre as técnicas de reuso de efluentes, é importante trazermos a definição do que pode ser considerado um efluente.
Damos esse nome àqueles resíduos líquidos, resultantes de processos industriais, agrícolas, domésticos ou de outras atividades humanas. Embora os efluentes tenham o estado líquido como o mais comum, eles também podem ser encontrados nas formas sólida e gasosa.
O uso adequado dos efluentes é uma forma de tratar e reutilizar a água residual para diferentes fins. Esse processo envolve várias etapas e métodos para minimizar seu impacto ambiental negativo e, em alguns casos, é possível até mesmo aproveitá-los de forma benéfica. A seguir vamos conhecer os principais métodos aplicados para reutilizar efluentes.
Este é um processo que vai além do tratamento convencional de efluentes e pode incluir tecnologias como os processos de osmose reversa, nanofiltração, ultrafiltração e desinfecção avançada. Esses métodos removem poluentes e contaminantes em níveis mais elevados, tornando a água tratada adequada para usos mais exigentes, como água de processo industrial ou até mesmo para consumo humano.
A filtragem por membranas é uma técnica que utiliza membranas semipermeáveis para separar partículas e contaminantes da água. Isso pode incluir microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração e osmose reversa, dependendo do tamanho dos poros das membranas e da natureza dos contaminantes presentes nos efluentes.
Em áreas onde a infraestrutura de tratamento de águas residuais centralizada não está disponível ou é inadequada, as estações de tratamento de pequena escala podem ser implantadas localmente. Essas estações podem utilizar uma variedade de tecnologias de tratamento, como lagoas de estabilização, filtros de areia, sistemas de lodo ativado, entre outros.
Esta técnica envolve o uso de plantas para remover contaminantes da água. As plantas absorvem os nutrientes presentes nos efluentes, ajudando a limpar a água. Após o tratamento, a água pode ser utilizada para irrigação ou outros fins.
Os efluentes tratados podem ser infiltrados no solo para recarregar aquíferos subterrâneos. Este processo não só ajuda a preservar os recursos hídricos, mas também melhora a qualidade da água subterrânea. É necessário, no entanto, que critérios de padrões de qualidade também sejam devidamente atendidos.
Em algumas situações, os efluentes tratados podem ser reutilizados diretamente sem tratamentos adicionais, por exemplo, para irrigação de culturas agrícolas não destinadas ao consumo humano direto, como plantações de árvores ou pastagens.
Leia também: Tratamento de água e efluentes: principais técnicas
O reuso de efluentes é uma medida vantajosa não apenas do ponto de vista sustentável, mas também em aspectos econômicos. Em vários setores como o industrial, por exemplo, a água pode ser reutilizada, economizando na captação desse recurso e reduzindo esse custo para fins de consumo.
Quer saber mais sobre como sua empresa pode se beneficiar com o reuso de efluentes? A Ambscience é especializada na implementação dessas técnicas em diversos setores. Nossos consultores poderão realizar uma avaliação no local e identificar os métodos que trarão mais benefícios ao seu negócio e ao meio ambiente. Entre em contato conosco e saiba mais!