AmbScience

reuso da água

O reuso da água e sua importância para o meio ambiente

Acontecimentos drásticos, como a seca que assolou o país em 2015 (atingindo em especial a região Sudeste), fez com que pessoas e empresas revessem o seu conceito sobre a água. Tanto que foi criada uma consciência para pensar em como ela pode ser reutilizada.

É importante saber que quando uma indústria faz a reutilização da água, ela deixa mais água potável disponível para o abastecimento público. Isso gera uma rede colaborativa que pode beneficiar muitas pessoas, até mesmo aquelas que não estão na empresa. É um benefício para a sociedade, já que o reuso da água ajuda na economia de recursos naturais. Isso pode acontecer não só em empresas, mas também dentro das casas (como no ato de lavar roupas).

Para se tratar a água é preciso sempre evoluir nas pesquisas sobre os tratamentos possíveis. Atualmente existem soluções do tratamento de efluentes cada vez mais baratos e eficientes, além de se aprimorar a cada dia as normas técnicas parar praticar o reuso da água.

O que a legislação diz sobre o reuso da água?

Apesar do cidadão comum não ter conhecimento, a legislação brasileira, em âmbito federal tem a Resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos que prevê diretrizes, critérios e modalidades para fazer o reuso da água. As modalidades são: reuso para fins urbanos, reuso para fins agrícolas e florestais, reuso para fins ambientais (recuperação de áreas degradadas), reuso para fins industriais e reuso na aquicultura.

Tratando-se do ambiente doméstico, a água usada nas máquinas de lavar roupas, chuveiros e lavatórios são consideradas águas cinzas. Isso significa que podem ser reaproveitadas nas descargas de vasos sanitários ou para limpeza de áreas externas, como quintais e garagens. Sabe-se que um ciclo da máquina de lavar consome mais ou menos 135 litros de água. Está claro que parte desse líquido pode ser usado para outros fins dentro da própria residência.

Já em empresas, existem vários tipos de reuso que podem ser aplicados. O mais comum e simples de ser feito é a captação de água da chuva. Tal água servirá para lavarpátios, regar jardins ou limpar maquinários. Para ser feito isso basta criar um sistema de captação. É barato e simples.

Outra ideia é captar as águas utilizadas em vestiários, na hora do banho e etc…podendo ser usada em descargas.

Para fazer um planejamento de reuso da água é importante procurar empresas certificadas e qualificadas para apoiar nesse processo. Assim todos saem ganhando!

Informe-se sobre esses e outros assuntos. Conheça os nossos serviços. AmbScience Engenharia: através do e-mail contato@ambscience.com ou no telefone 011 3197-4780.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+