AmbScience

chorume

Chorume: vazamento, tratamento e complicações ecológicas

A adoção de práticas sustentáveis é fundamental nos dias atuais em que os efeitos das mudanças climáticas são sentidos em diversas partes do mundo. Dentro deste cenário, destaca-se a questão do tratamento do lixo. Pois, o descarte correto de resíduos sólidos é essencial para evitar a contaminação por chorume. Saiba o que é esta substância, como pode ser feito o seu tratamento e as complicações ecológicas que um vazamento de chorume pode causar neste artigo da AmbScience. 

Uma parte do lixo produzido no Brasil é destinada aos aterros sanitários. Eles recebem, principalmente, materiais não recicláveis. Para que um aterro sanitário funcione, é preciso que ele esteja fora de áreas de influência direta em mananciais, a uma distância de 200 metros de rios e outros corpos hídricos e longe de núcleos populacionais, por exemplo. Além disso, é necessário que o aterro sanitário tenha sistemas de impermeabilização, drenagem de efluentes líquidos, monitoramento de águas subterrâneas e tratamento de chorume. 

O que é o chorume?


Um dos problemas dos aterros sanitários e lixões é o chorume, um líquido resultante do processo de decomposição do lixo orgânico. Ele tem uma coloração escura, um cheiro forte e pode contaminar o solo e lençóis freáticos. Embora o tratamento do chorume seja uma obrigação prevista na legislação, esta é uma tarefa que impõe uma série de desafios como: a elevada carga orgânica e poluidora na composição, volume muito variável em função do processo de decomposição do lixo em si e da chuva, etc.

Depois de ser coletado, o chorume segue para receber o tratamento adequado antes de ser descartado ou reutilizado. O tratamento do chorume pode ser biológico, por oxidação ou envolvendo outros processos químicos e físico-químicos.

Consequências do vazamento de chorume 

A contaminação do solo e de lençóis freáticos provocada pelo chorume causa graves danos à saúde humana e ao meio ambiente. Pois, o chorume é um líquido extremamente poluente em razão da grande concentração de metais pesados e de substâncias tóxicas, além da elevada concentração de potenciais patógenos e contaminantes diversos presentes em resíduos dispostos de forma inadequada.

O contato do chorume com o solo destrói a vegetação do local, contamina alimentos que foram plantados nesta área e afeta gravemente as espécies e locais de pastagens. A contaminação das águas subterrâneas é ainda mais grave não só pelas consequências, como também pela dificuldade de controle da infiltração do chorume por parte das empresas de saneamento. Os metais pesados presentes no chorume têm uma forte tendência de acúmulo nas cadeias alimentares.

Se utilizadas na irrigação e consumo de carne de animais afetados (peixes, por exemplo), as águas contaminadas por chorume podem causar doenças em comunidades inteiras. 

Quer saber mais sobre os principais protocolos e o que a legislação ambiental exige quando o assunto é tratamento de chorume? Entre em contato com a AmbScience! Somos uma empresa de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, focada principalmente na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas que engloba a parte de Investigação Ambiental e Remediação, comprometida com o fornecimento de soluções efetivas e legais às questões ambientais de seus clientes.

A equipe da AmbScience é formada por profissionais qualificados e com grande experiência em todos os tipos de áreas afetadas por contaminação ambiental.

Oferecemos Consultoria Técnica (Second Opinion) para conformidade às leis ambientais, para vários segmentos industriais, desde a pesquisa e avaliação até a remediação de áreas contaminadas, bem como estudos ambientais para licenciamento, tratamento de efluentes e atendimento a padrões de lançamento, consultoria ambiental e  treinamentos operacionais.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+