AmbScience

RESULTADOS DE ENSAIO PILOTO PARA DESSORÇÃO, EMULSIFICAÇÃO E EXTRAÇÃO DE TPH ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE SURFACTANTES A BASE DE LIMONENO

A Ambscience Engenharia atua com diversas técnicas consagradas e inovadoras de remediação sendo que, em se tratando da aplicação de surfactante para emulsificação e dessorção do material adsorvido e retido no solo, técnica conhecida como Soil Flushing, o case mais atual que realizamos demonstrou sucesso.

O presente trabalho visa apresentar os resultados obtidos no Ensaio Piloto, executado a partir da injeção do surfactante Soil Flushing Low E numa área contaminada por BTXE e TPH em concentrações elevadas no solo. O tratamento químico foi empregado com o objetivo de provocar a dessorção, emulsificação e posterior extração dos compostos de TPHs e BTXE.

A tecnologia do uso do surfactante para a remediação busca promover a máxima eficiência de remoção, e apresenta como característica a remoção de contaminantes do solo, sem alterar suas propriedades e sem que este volte a se ligar ao solo, fatos que contribuem para a aceitação ambiental no mercado. Adicionalmente, a rápida biodegradabilidade do surfactante utilizado no meio caracteriza-o como forma de intervenção que minimiza impactos.

No caso em questão, a injeção do surfactante foi realizada por meio de poço de injeção de 2” (PI-01), com posicionamento e espessura da seção filtrante definidos a partir das características do meio físico e da localização da contaminação, determinadas detalhadamente em estudo realizado durante a investigação para remediação. A solução de surfactante biodegradável foi injetada no poço, iniciando os processos de quebra e transferência de fase retida para a água subterrânea, posteriormente extraída.

Dessa forma, a fase livre presente na água e a fase retida mobilizada foram extraídas pelos poços de extração e encaminhadas para tratamento ex situ.

A implementação da tecnologia se deu, basicamente, em duas fases:
•    Fase 1: Início do tratamento, com injeção de elevadas concentrações de Surfactante (≥ 15 g/L) nas zonas saturada e vadosa as quais aumentam a dessorção e a emulsificação da fase livre, permitindo a extração das mesmas;
•    Fase 2: A segunda fase do tratamento consistiu na extração da emulsão dessorvida do solo para a água subterrânea. A sucção foi realizada por um sistema de extração multifásica (MPE), onde poços de extração foram ligados a um sistema de vácuo e o efluente bombeado para posterior tratamento.

Além do poço de injeção PI-01, foram selecionados poços para monitoramento ao redor, sendo estes os: PE-102, PE-105 e PE-106, para serem monitorados durante o ensaio piloto para a avaliação do processo de dessorção do material retido no solo. Esta definição ocorreu em função da escala do Ensaio e pelo fato dos poços mencionados serem os mais próximos do PI-01.

Para a comprovação da efetividade da ação do surfactante, foram monitorados antes do início da injeção e após a execução do ensaio por 30 dias os parâmetros físico-químicos dos poços da área de interesse, presença de fase livre e monitoramento analítico para determinação das concentrações de BTXE e TPH na área de injeção do surfactante.

A partir dos monitoramentos, observou-se um aumento significativo de fase livre emulsionada nos poços PM-04, PE-102, PE-105 e PE-106, comprovando que o material que estava adsorvido ao solo, ficou móvel e foi particionado para água subterrânea, possibilitando a sua extração.

Foi verificado um aumento das concentrações dos compostos de interesse em todos nos poços monitorados, indicando a efetividade da ação do mesmo na zona não saturada. Com a operação do sistema MPE, na Fase 2, foi possível notar a extração do óleo emulsionado para o sistema, até que, após 15 dias de operação, não foi mais identificada a presença de óleo e seu retorno não ocorreu nos poços de monitoramento e extração.

Diante dos resultados do ensaio piloto, o próximo passo será a elaboração do projeto executivo de Soil Flushing na escala total. Se tiver interesse em ter maiores informações a respeito da técnica elucidada e demais técnicas de remediação, entre em contato, teremos o imenso prazer em atendê-los!

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+