A Ambscience Engenharia atua com diversas técnicas consagradas e inovadoras de remediação sendo que em se tratando Oxidação Química In Situ (ISCO) o case mais atual que realizamos demonstrou boa eficácia.
O presente trabalho visa apresentar os resultados obtidos no Ensaio Piloto, executado a partir da injeção de persulfato de sódio e hidróxido de sódio numa área contaminada por Benzeno e Etilbenzeno em concentrações que ofereciam risco à população local. O tratamento químico foi empregado com o objetivo de reduzir e eliminar a toxicidade dos contaminantes presentes na água subterrânea.
O conceito de remediação proposto levou em consideração os resultados apresentados nos estudos ambientais realizados anteriormente na área, com o objetivo de reduzir as concentrações de Etilbenzeno e Benzeno a níveis inferiores aos Valores de Risco.
O ensaio piloto compreendeu a instalação de dois poços de injeção, estrategicamente posicionados de forma a abranger diferentes zonas verticais, com propriedades hidráulicas distintas, determinadas a partir de investigações detalhadas no subsolo.
Foram monitorados os parâmetros físico-químicos dos poços da área de interesse antes e após a injeção do catalizador e do oxidante, para avaliar o comportamento no meio aquoso e realizada amostragens antes do ensaio e 60 dias após a realização da injeção do oxidante.
A partir dos resultados analíticos observou-se a redução média nas concentrações de 74% de benzeno e 72,8 % etilbenzeno, mostrando a efetividade da técnica como opção para remediação em áreas impactadas com derivados de combustíveis. Estas reduções se enquadraram nos objetivos propostos e foram capazes de reduzir concentrações de forma que não se configurasse mais na área um cenário de risco à permanência de pessoas no local.
Diante dos resultados do ensaio piloto, o próximo passo será a elaboração do projeto executivo de remediação para a aplicação da técnica de Oxidação Química In Situ (ISCO) na escala total.