AmbScience

Reciclagem

Reciclagem: desafios do Brasil e possíveis soluções

O consumismo é uma das principais características da sociedade atual. No entanto, este tipo de comportamento gera um enorme volume de lixo que se não for descartado corretamente se torna uma fonte de contaminação para o meio ambiente.

Dentro deste contexto, a reciclagem surge como uma ótima solução ainda pouco utilizada no Brasil. Conheça os principais desafios para a maior utilização da reciclagem no país e algumas ações possíveis para transformar esta realidade nesse artigo da AmbScience. 

Como funciona a reciclagem?
A reciclagem é um processo em que resíduos sólidos que não seriam aproveitados são transformados novamente em matéria-prima ou produtos por meio de mudanças em seus estados físico, químicos e físico-químicos. Um indivíduo compra um produto, utiliza e depois esta embalagem pode ser reciclada. São exemplos de materiais recicláveis: latas de alumínio, papel, recipientes de plástico, papelão, vidro, entre outros. 

Para se ter uma ideia, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo e recicla apenas 1% de todo este material. De acordo com uma reportagem do portal G1, um estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) revelou que o país produz 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano e que somente 145.043 toneladas de lixo plástico são recicladas. 

Os principais obstáculos e possíveis soluções para a difusão da reciclagem no Brasil

Embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos represente um avanço no país quanto ao incentivo da reciclagem, ainda há um longo caminho a percorrer neste sentido. Entre os principais desafios para que a reciclagem se torne uma prática mais comum no território brasileiro estão: a falta de conhecimento por parte da população de como a reciclagem é feita, a pouca oferta de coleta seletiva pelo país, a dificuldade em alcançar uma maior viabilidade econômica, a ausência de estrutura física de coleta e triagem, o número reduzido de profissionais qualificados, a não adoção da logística reversa, etc. 

Tendo em vista este panorama, quais seriam as possíveis soluções para que a reciclagem seja mais difundida no Brasil? Uma das diretrizes diz respeito ao papel de inclusão social que a reciclagem pode exercer. Investir em cooperativas especializadas pode contribuir para o desenvolvimento econômico de cidades ao mesmo tempo em que inclui mais vulneráveis no mercado de trabalho. 

A coleta seletiva é um dos pilares da reciclagem e que deve ser expandida. Além de atender uma pequena parte da população brasileira, apenas 17%, este serviço é extremamente concentrado. Segundo uma reportagem da BBC Brasil, 83% das cidades com coleta seletiva estão nas regiões Sudeste e Sul do país. 

A matéria citada acima ainda chama a atenção para a falta de conhecimento da população a respeito da reciclagem. Um estudo global chamado “Um Mundo Descartável — O Desafio das Embalagens e do Lixo Plástico” perguntou se as pessoas acreditam que as regras de reciclagem de lixo doméstico são claras. No Brasil, 54% dos entrevistados disseram que não. Isso significa que menos da metade das pessoas entendem o funcionamento da coleta seletiva em sua região, o que demanda estratégias para transmitir este conhecimento para a população.

O investimento e o foco na reciclagem* trazem benefícios importantes como a preservação da natureza, economia de energia e transporte, geração de empregos e renda, além da maior conscientização coletiva sobre as questões ambientais. Mas, para que todas estas vantagens sejam auferidas é primordial que sociedade, governos e empresas exerçam os seus papéis.

Que tal começar a fazer a reciclagem dentro da sua empresa? A AmbScience pode te ajudar! Somos uma organização de referência no setor de engenharia ambiental e que oferece as soluções com o melhor custo-benefício para que a sua empresa se torne mais sustentável. Entre já em contato conosco.

*Vale ressaltar que, mais importante do que reciclar, é procurar evitar o acúmulo de produção de resíduos.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+