AmbScience

biogás

O biogás e o desenvolvimento de negócios sustentáveis

A preservação dos recursos naturais se tornou um dos maiores desafios globais nos dias atuais. Mas, esta missão não pertence somente aos governos mundo afora. Empresas e sociedade também são essenciais para que a sustentabilidade seja uma realidade. A união entre as mais variadas ciências, conhecimentos e tecnologias proporcionou grandes avanços quando falamos do desenvolvimento de negócios sustentáveis. Conheça algumas dessas iniciativas que estão relacionadas ao biogás neste artigo da AmbScience. 

Como é produzido o biogás?

Primeiramente, cabe destacar como é feito o biogás. Ele é produzido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias. O processo de geração de energia do biogás consiste na conversão da energia química do gás em energia mecânica através de um processo controlado de combustão em um motogerador ou uma microturbina.


A maior vantagem da produção do biogás é que ele se constitui em forma eficiente de lidar com o excesso de lixo gerado no Brasil. Mas, a lista de benefícios é extensa: captação e utilização simples, ajuda a reduzir a emissão de poluentes para a atmosfera, ausência de necessidade de grandes espaços para fazer a usina de reciclagem energética, entre outros.

Como o biogás pode ser usado em negócios sustentáveis?


Conforme é possível observar a partir da análise do processo de produção do biogás, a sua utilização permite acesso à uma fonte de energia mais limpa e se constitui em uma forma melhor para lidar com a grande quantidade de lixo gerado diariamente nas cidades. Em razão deste seu grande potencial, muitos negócios sustentáveis já vêm empregando o biogás e obtendo vantagens como redução de custos e o aprimoramento da imagem da empresa perante o público consumidor. Confira alguns exemplos de aplicações do biogás:

– Suinocultura: o dejeto dos suínos pode ser usado para a produção de biogás. Além do aproveitamento dos resíduos em si, é possível gerar energia elétrica ou térmica com todo este material;

Transporte sustentável: muitos veículos já são adaptados hoje no Brasil para serem abastecidos com biometano, que é proveniente do biogás. A cadeia de transportes poderia utilizá-lo como um combustível alternativo e contribuir para a redução de emissões de CO2 para a atmosfera;


– Bovinocultura de leite: alguns projetos no Brasil já obtêm benefícios provenientes do emprego do biogás como geração de energia elétrica, reutilização da de lavagem do piso do estábulo, que é responsável por transportar os efluentes para o biodigestor, além da produção de biofertilizante. 

Que tal conhecer novas práticas e tecnologias para tornar o seu negócio mais sustentável? A AmbScience pode ajudar a sua organização! Somo uma empresa de referência na área de engenharia ambiental que oferece a solução com o melhor custo benefício, tendo em vista a sustentabilidade como um todo, abrangendo a viabilidade econômica do negócio e a preservação dos recursos naturais.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+