Com o intuito de crescer economicamente com base no respeito à preservação do meio ambiente, muitas empresas vêm investindo e adotando medidas para tornar o seu processo de produção mais limpo e ecologicamente correto. Hoje, as organizações sustentáveis tendem a ser mais competitivas no mercado. Dentro desse contexto, os passivos ambientais ocupam um lugar de destaque. Saiba o que eles são, os impactos e as consequências que provocam para o meio ambiente e as empresas envolvidas nesse conteúdo da AmbScience.
Para entender o que são passivos ambientais é preciso ter em mente que este é um conceito amplo. Além de se referir a todos os danos e resíduos produzidos pelas empresas que afetam o ecossistema, os passivos ambientais também incluem todas as obrigações de curto e longo prazo assumidas pelas organizações com a finalidade de preservar e recuperar o meio ambiente. Aqui estão incluídas dívidas contraídas com alguma dessas finalidades, indenizações e outras ações práticas para amenizar ou extinguir os danos ocasionados pela atuação da empresa ao meio ambiente.
Quando falamos de passivos ambientais temos que prestar atenção às fontes e mecanismos que são determinantes para a contaminação do ecossistema local. Existem as fontes primárias, em que as próprias instalações e os materiais usados pela empresa poluem o meio ambiente. São exemplos a disposição de resíduos e os depósitos de matérias primas. Já as fontes secundárias dizem respeito a uma área já impactada pelas atividades da empresa e a contaminação é propagada por meio de uma dispersão para o meio ambiente. Alguns exemplos são: solo e água subterrânea contaminados e poeira contaminada.
Ou seja, qualquer negócio causa impactos ambientais, como a poluição sonora, do ar, de mares e rios; corte de vegetação; geração de resíduos; entre outros. E todas as obrigações assumidas por uma empresa para diminuir ou combater esses efeitos adversos são os passivos ambientais.
Há todo um processo para que as empresas consigam mensurar quais são os seus passivos ambientais e como o empreendimento afeta tanto o ecossistema quanto a população local. O ideal é que seja contratada uma organização especializada no serviço, que é complexo e exige conhecimento específico. Primeiro, é feita uma avaliação preliminar na área para encontrar indícios de contaminação e históricos do processo produtivo e de práticas que indiquem locais que possam ter sido impactados. Em seguida, é realizada uma investigação confirmatória para entender se realmente houve uma contaminação nos locais indicados pela avaliação preliminar e iniciar a compreensão da dinâmica da contaminação nos meios afetados. Depois vem a investigação detalhada, uma fase dedicada para delimitação das contaminações nos meios impactados a fim de mensurar a situação atual do local e extensões. Após esta etapa, a depender do estado, podem ser necessários estudos de avaliação de riscos aos seres humanos e/ou aos ecossistemas locais. Por último, quando necessária uma ação de intervenção na área em relação à contaminação, é feito o projeto de remediação para conter, tratar e eliminar ou reduzir os níveis de contaminação, de forma a tornar a permanência de pessoas e do ecossistema seguros.
São exemplos de ações adotadas por empresas para acabar ou diminuir os seus passivos ambientais: implementação de plano de gerenciamento de resíduos sólidos, aquisição de máquinas menos poluentes; criação de projetos de preservação ambiental; existência de sistema de saneamento eficaz, entre outros.
A existência de passivos ambientais não precisa ser visto como um “bicho de sete cabeças” para as empresas. Basta que as organizações atuem de maneira preventiva e busquem sempre soluções para que tanto os seus processos produtivos como os internos sejam sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Cabe destacar que uma postura de desrespeito ao meio ambiente é nociva não só para a natureza em si. É inegável que hoje a população está muito mais preocupada e atenta a esse aspecto. Quando um negócio é visto como sustentável é mais fácil construir uma imagem de seriedade, credibilidade e responsabilidade.
Por outro lado, o meio ambiente também é beneficiado diretamente por empresas que atuam de forma responsável em relação aos seus passivos ambientais. Lugares que possuem a sua vegetação preservada, o ar mais limpo e rios e mares despoluídos, por exemplo, preservam a sua biodiversidade e oferecem uma maior qualidade de vida para a população que ali vive.
Quer se prevenir e começar já a levantar os passivos ambientais da sua empresa? A AmbScience tem a solução ideal para o seu negócio! Somos uma empresa de meio ambiente, sediada em São Paulo, com atuação nos setores industriais, comerciais e de serviços, realizando o gerenciamento ambiental na sua totalidade, visando o melhor custo-benefício, e priorizando ações sustentáveis. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.