AmbScience

plano de intervenção

O que é o Plano de Intervenção

Quando há confirmação de que uma área está contaminada, através de uma investigação ambiental e estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana, é necessário determinar ações para recuperação daquele local. Os detalhes do que será feito para a remediação da área, bem como o nível até o qual a recuperação deverá ser realizada, deverão ser apresentados em um Plano de Intervenção Ambiental. Essa etapa é fundamental para determinar todas as medidas necessárias para o seguro gerenciamento ambiental e utilização futura da área. Veja os detalhes de como é feito o Plano de Intervenção.

Gerenciamento de Áreas Contaminadas e o Plano de Intervenção

O gerenciamento de áreas contaminadas (GAC) é caracterizado por um conjunto de medidas que asseguram o conhecimento das características das áreas contaminadas e a definição de medidas de intervenção mais adequadas a serem exigidas. Ele tem por objetivo eliminar ou minimizar os danos e/ou riscos aos bens a proteger, gerados pelos contaminantes nelas contidos.

Esse gerenciamento é dividido em duas fases. A primeira é a da identificação da contaminação, composta da avaliação preliminar e estudos de investigação para determinar nível da contaminação, ocorrência e se oferece riscos ao ser humano e ao ecossistema local. O plano de Intervenção é feito na segunda fase, onde acontece a reabilitação da área. Ele ocorre após a realização da investigação detalhada e avaliação de risco. Após o plano, é realizada a remediação, seguida de monitoramentos que provem a eficiência desta remediação, e o gerenciamento é finalizado com a recuperação da área para o uso pretendido e declarado ao órgão ambiental.

 

O que é um Plano de Intervenção?

O Plano de Intervenção é documento técnico onde é apresentado um conjunto de medidas

remediação, de controle institucional, de controle de engenharia ou emergenciais a serem implantadas em uma determinada área contaminada. O principal objetivo é controlar a exposição e minimizar risco à saúde humana.

Ele é selecionado em função da viabilidade técnica, econômica e ambiental. Um plano de intervenção ideal deve conter um cronograma e detalhamento das etapas de obras de implantação, operação e monitoramento.

Componentes do Plano de Intervenção

Um plano de intervenção é composto por vários componentes, entre eles:

  • Mapas de intervenção, indicando os locais onde serão adotadas as medidas;
  • Cronogramas de implantação e operação;
  • Projetos de remediação;
  • Monitoramento medidas de remediação;
  • Pontos de conformidade para acompanhar a evolução das medidas de remediação, de controle institucional e de controle de engenharia.

 

Etapas de um Plano de Intervenção

  • Definição dos objetivos
  • Definição das medidas de intervenção a serem adotadas, que podem ser de engenharia, remediação ou controle institucional (esta etapa pode demandar ensaios laboratoriais e protótipos a serem aplicados previamente em campo)
  • Seleção das técnicas a serem empregadas
  • Descrição do Plano de Intervenção

 

Como escolher a empresa para realizar o Plano de Intervenção

O plano de Intervenção é uma etapa primordial para recuperação das áreas contaminadas, por isso é fundamental escolher uma empresa com vasta experiência na área. Veja se ela segue as legislações vigentes e os procedimentos técnicos mais atuais para elaboração.

Procure uma empresa qualificada, que tenha capacidade e experiência para executar todo o processo. Somente dessa forma, é possível ter um resultado confiável e soluções adequadas para cada caso.
Informe-se sobre esses e outros assuntos. Conheça os nossos serviços: AmbScience Engenharia, através do e-mail [email protected] ou no telefone 011 3197-4780.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+