A investigação ambiental corresponde a uma das etapas do gerenciamento de áreas contaminadas. Neste conteúdo da Ambscience, vamos entender como funciona esse processo e quais as técnicas envolvidas. Confira!
Para que a obtenção dos dados seja precisa, é necessário que sejam seguidos alguns critérios durante a inspeção no local, a fim de classificar os processos de acordo com as categorias de qualidade, conservação e contaminação.
Para tanto, é necessário dividir a investigação ambiental nas seguintes etapas: avaliação preliminar, investigação confirmatória e investigação detalhada.
Durante o planejamento, serão inspecionadas as condições do ambiente para identificar a existência de agentes contaminantes, assim como o estudo histórico do terreno e dos processos desenvolvidos. Também nesta etapa é definida qual metodologia de trabalho será aplicada e são realizadas vistas aos processos em órgãos ambientais e prefeitura.
Os consultores ambientais deverão se dirigir ao local para reconhecimento e investigação. Assim, esses profissionais irão definir os locais de sondagens superficiais ou profundas, baseados na etapa anterior e no reconhecimento de campo. Ainda durante a fase de campo são feitas coletas de amostras do solo e da água (também podem ser necessárias análises do ar do solo), posteriormente refrigeradas e destinadas ao laboratório para análise.
Todos os dados obtidos durante a pesquisa serão compilados, dando origem a um laudo que irá apontar as condições do ambiente. A partir desse diagnóstico, será possível definir estratégias para preservação ou recuperação caso a área tenha sido constatada como contaminada.
Após a avaliação preliminar, que se refere à pesquisa documental, planejamento e ida inicial a campo, existem a investigação confirmatória e investigação detalhada. A seguir, vamos entender as especificidades de cada um dos processos.
Tem como finalidade analisar a qualidade das áreas suspeitas de contaminação a partir de fatores como a água e o solo, e eventualmente o ar do solo. Para isso, são retiradas amostras para investigação de elementos químico-físicos que ajudarão a mapear os impactos ambientais causados por eles. Nesta etapa também são coletadas amostras para entendimento das camadas de solo e propriedades físicas.
Na sequência, é elaborado um relatório onde constará se existe e qual o nível de contaminação. Dependendo desse resultado, pode ser necessário analisar outras localidades nas imediações da área contaminada.
Essa etapa já faz parte do início do processo de recuperação de áreas contaminadas e é comumente executada em ambientes como indústrias, postos de combustível, terrenos onde novos empreendimentos serão construídos, entre outros.
Após a constatação de contaminação, são avaliadas a extensão nos meios contaminados, quantidade de contaminantes e quais receptores (seres humanos ou ecossistemas) afetados. Assim, é possível rastrear as fontes de contaminação e alcance das áreas afetadas. Depois de estudados esses fatores, serão implementadas as estratégias para remediação e recuperação dessas áreas, caso sejam constatadas na etapa seguinte de investigação que possa haver riscos ao ser humano ou à fauna e flora em função desta contaminação.
Se você precisa fazer uma investigação ambiental para identificar possíveis locais de contaminação, fale com a Ambscience. Contamos com especialistas experientes em todos os tipos de áreas afetadas por contaminação ambiental. Não perca tempo e entre em contato conosco!