AmbScience

Estudo de Intrusão de Vapores

Estudo de Intrusão de Vapores

Durante a Investigação Ambiental é necessário identificar se uma contaminação presente no solo ou na água subterrânea se volatiliza (evapora) e está presente em fase gasosa no ambiente. Para avaliar as reais condições da área contaminada, deverá ser realizado um estudo de intrusão de vapores, que irá determinar se os níveis de gases tóxicos no ambiente estão em níveis que podem ocasionar sérios danos à saúde.

O que é intrusão de vapores

Os compostos químicos voláteis presentes no solo e na água subterrânea contaminada podem exalar vapores, que possuem potencial para migrar através da camada de solo subsuperficial e, por meio de trincas, fraturas e descontinuidades eventualmente existentes nas fundações, atingir os ambientes internos, alterando a qualidade do ar no local.

Em casos extremos, os vapores acumulados no interior das edificações podem representar riscos iminentes, como por exemplo, o de explosão. Entretanto, na maior parte dos casos, são observadas apenas baixas concentrações de compostos químicos de interesse, que em um longo tempo de exposição, podem incrementar o risco da ocorrência de efeitos crônicos à saúde das pessoas que ocupam o espaço.

Vapores x Água

Diferentemente da água subterrânea, que segue seu sentido de fluxo,  os vapores não possuem uma rota de migração previsível, sofrendo difusão para qualquer sentido e migrando para locais onde a circulação seja facilitada (bolsões de ar, local com diferencial de pressão, acamamentos de tubos e estruturas civis, pequenas rachaduras, entre outros). Desta forma, a investigação para vapores mostra-se ainda como desafiadora em todo o mundo.

Estudo de Intrusão de Vapores

O estudo de intrusão de vapores é uma etapa fundamental no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Ele é um importante suporte para as investigações ambientais e será determinante para a implantação de um sistema de monitoramento e de intervenção / remediação.

Etapas do Estudo

Para determinar se a área sofre com a intrusão de vapores, serão coletadas informações sobre o tipo, a quantidade e a localização da contaminação no solo, nas águas subterrâneas e no ar dentro dos edifícios. Se essa informação mostrar que a intrusão de vapor é um problema, serão coletadas amostras adicionais para confirmá-la.

Serão coletadas amostras do ar prioritariamente abaixo dos edifícios (amostras dos gases embaixo dos blocos) e, às vezes, também do ar ambiente. O período de coleta pode variar de poucos minutos a 24 horas, dependendo do objetivo.

Se as condições climáticas afetarem os resultados dos testes, os cientistas podem coletar amostras em diferentes épocas do ano. As amostras são enviadas para um laboratório, onde serão avaliadas.

 

Para investigações de vapores do solo, há duas principais abordagens

 

  • Investigações passivas: auxiliam na avaliação inicial de um dado local, possibilitando muitas vezes determinar a localização de fontes de contaminação por substâncias voláteis e/ou possíveis caminhamentos preferenciais. Constituem-se em uma ferramenta importante na tomada de decisão acerca de onde focar a investigação e futuras ações de remediação;
  • Investigações ativas: compreendem medidores portáteis de resposta rápida (que variam de semi-quantitativos a quantitativos, mas geralmente com alto limite de detecção) ou utilização de métodos de amostragem com análise laboratorial, que permitem saber a concentração das substâncias em determinado ponto com maior precisão e definir se as pessoas estão sob risco.

Depois do estudo

As medidas que serão tomadas após o estudo de intrusão de vapores, dependerão de cada caso e dos potenciais riscos que possam trazer às pessoas que residem ou trabalham na área. Na maior parte das vezes, é necessária a implantação de um projeto de remediação da área.

Faça a melhor escolha

O estudo de intrusão de vapores é essencial para a investigação de uma área contaminada, por isso deve ser feita por uma empresa especializada. Escolha uma empresa que tenha experiência e que conta com uma equipe altamente treinada e qualificada para a realização destes serviço.

Informe-se sobre esses e outros assuntos. Conheça os nossos serviços: AmbScience Engenharia, através do e-mail contato@ambscience.com ou no telefone 011 3197-4780.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+