AmbScience

Contaminantes emergentes

Contaminantes emergentes acendem alerta no exterior

A evolução da ciência e da tecnologia é uma das principais aliadas da promoção da nossa saúde e da preservação do meio ambiente.  Recentemente, a comunidade científica internacional emitiu um alerta e chamou atenção para determinados contaminantes emergentes. Sempre atenta às novidades sobre os assuntos que se relacionam ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas, a AmbScience te conta neste artigo quais são estes contaminantes emergentes.  Saiba onde eles são encontrados e os impactos que causam na saúde humana!

Reportagens de jornais e revistas dos Estados Unidos, Europa e Austrália destacaram os perigos de alguns contaminantes emergentes. Pesquisadores demonstraram preocupação com duas substâncias químicas pertencentes ao grupo dos Perfluoroalquilos (PFAS): o perfluorooctanossulfonato (PFOS) e o ácido perfluorooctanóico (PFOA).

Uma matéria do portal Chemical & Engineering News destacou que diversos países verificaram a contaminação de águas por PFAS. Esta classe de produtos químicos apresenta a forte ligação carbono-flúor. Por isso, elas são altamente resistentes à degradação no meio ambiente. Esta característica lhe conferiu um apelido: “forever chemicals”.

Os PFAS se decompõem lentamente no ar em alguns dias ou semanas. No entanto, estas substâncias se depositam na superfície posteriormente e contaminam o solo e a água, onde eles não se decompõem. Além disso, estes produtos químicos nocivos ainda podem ser espalhados no meio ambiente pelo vento ou chuva, por exemplo.

Onde estes contaminantes emergentes podem ser encontrados

Os PFAS são produtos químicos sintetizados pelo homem. As principais características dos produtos que possuem PFOA e PFOS em sua composição são: eles têm mais resistência à água, calor e manchas. Além disso, eles ainda repelem óleo e graxa. Devido a estas funções, eles são muito utilizados por indústrias e também pela população. Conheça alguns produtos e aplicações que contém estas substâncias:

  • Usado como antiaderente em panelas (Teflon);
  • Produtos de embalagens de papel para alimentos;
  • Roupas e outros produtos à prova d’água;
  • Tecidos resistentes a manchas e carpetes;
  • Alguns cosméticos;
  • Galvanoplastia de cromo;
  • Certos tipos de espumas de combate a incêndios;
  • Entre outros.


Quais os efeitos destes contaminantes emergentes na saúde humana?

Estes contaminantes emergentes pertencentes ao grupo dos PFAS causam uma série de malefícios à saúde da população. No fim do ano passado, jornal The Intercept advertiu em uma reportagem que a exposição excessiva ao PFOA e PFOS pode causar danos ao sistema reprodutivo masculino. O estudo divulgado pela matéria foi publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

O contato com os PFAS pode ocorrer por meio da água, comida, poeira e produtos domésticos. A contaminação pode causar ainda: efeitos no desenvolvimento de fetos durante a gravidez, câncer, danos ao fígado, sistema imunológico e tireoide, aumento nos níveis de colesterol, redução de fertilidade das mulheres, entre outros danos.

A AmbScience acompanha todas as atualizações e descobertas feitas pela comunidade científica internacional para oferecer as soluções mais efetivas para seus clientes. Somos especialistas no Gerenciamento de Áreas Contaminadas e no reconhecimento dos mais diversos tipos de contaminantes. Temos expertise em todas as fases do processo. Entre em contato conosco! Nós podemos ajudar a sua empresa!

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+