AmbScience

chuva ácida o que é

Chuva ácida: o que é e quais são as suas consequências?

Um fenômeno causado pela poluição atmosférica, a chuva ácida pode provocar desequilíbrios ecológicos e até danificar a estrutura de prédios e monumentos históricos. Saiba o que é a chuva ácida, como ela se forma e as suas consequências aqui nesse conteúdo da AmbScience. 

O que é chuva ácida? 

A chuva ácida consiste em qualquer tipo de precipitação que contenha componentes ácidos e que cai no solo a partir da atmosfera na forma úmida ou seca. Esse fenômeno pode acontecer tanto na forma de chuva como também de neve, granizo, neblina e até poeira ácida. Acontece assim: os gases provenientes da queima de combustíveis fósseis, por exemplo, reagem com o oxigênio do ar e o vapor da água, transformando-se em ácidos que entram em contato com  a superfície terrestre por meio das precipitações.

A formação da chuva ácida pode ser decorrente de causas naturais, como erupções vulcânicas, terremotos, incêndios naturais, relâmpagos e alguns processos microbianos liberam dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio na atmosfera. Mas a atividade humana é a maior responsável pela ocorrência do fenômeno. Isso porque a queima de combustíveis na indústria e nas usinas elétricas emite grandes quantidades de dióxido de enxofre para a atmosfera, os veículos a motor emitem óxidos de nitrogênio e a pecuária também produz amoníacos por meio da decomposição da matéria orgânica, por exemplo.

As consequências da chuva ácida

A chuva ácida acarreta muitas consequências negativas para o meio ambiente. Pois, a acidificação do solo e das águas é algo perigoso para a fauna, a flora e para a saúde humana. O fenômeno aumenta o pH do solo, o que retira os seus nutrientes e reduz a sua fertilidade. 

A chuva ácida também diminui o pH de oceanos, rios e lagos. Como consequência pode ser registrada a morte de peixes, anfíbios e invertebrados, por exemplo. As plantas aquáticas  podem ter a sua presença reduzida nesse ecossistema. Cabe ressaltar que as águas subterrâneas também podem ser contaminadas. 

O fenômeno ainda é responsável pela destruição de galhos, folhas e raízes de árvores. Na agricultura não é diferente. Como a chuva ácida reduz a taxa de fotossíntese, a produção de alimentos que consumimos pode ser afetada. Além dos ecossistemas, ela degrada as estruturas metálicas de prédios, pontes e ainda causa danos a estátuas e monumentos históricos. 

A saúde humana também é muito prejudicada. Com metais pesados dissolvidos no solo e presente em águas subterrâneas, peixes, carnes e vegetais consumidos pelo homem são contaminados.

E como evitar que aconteça a chuva ácida? A chave está no controle de emissão de gases poluentes. Para isso, governos e empresas devem fazer o seu papel. A restrição do uso de combustíveis fósseis, a maior adoção de fontes de energia renováveis e a redução no uso de carros, por exemplo. Torne o seu negócio mais sustentável com a AmbScience! Somos uma organização de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, focada principalmente na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas que engloba a parte de Investigação Ambiental e Remediação, comprometida com o fornecimento de soluções efetivas e legais às questões ambientais dos clientes.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+