AmbScience

remediação de áreas

Remediação – Case AmbScience: como é possível economizar verba?

Há diversas atividades econômicas baseadas em processos de produção que geram uma enorme quantidade de resíduos. E muitos desses dejetos, que contêm substâncias nocivas ao meio ambiente, contaminam o ecossistema quando são descartados incorretamente. Mas, é possível reverter este cenário ao remediar áreas com contaminantes e sem que isso signifique aumento de gastos para as empresas. Saiba como neste case da AmbScience. 

Basicamente, o que é a remediação ambiental e como ela retira os contaminantes?

A remediação ambiental consiste em um conjunto de ações para reabilitação de áreas contaminadas. São aplicadas técnicas que visam a remoção, contenção ou redução das concentrações de contaminantes em determinado terreno. Em outras palavras, é um termo usado para corrigir problemas em áreas contaminadas (AC). Não confundir com reabilitação, recuperação ou restauração, termos que são muito próximos, já que todos se referem à ações a serem tomadas em áreas degradadas.

A remediação tem como objetivo a remoção da fonte de contaminação, a redução de contaminação do solo, da água subterrânea e vapores do solo para níveis aceitáveis ambientalmente, a redução de riscos ambientais ou de exposição de trabalhadores e usuários do local e do recurso.

AmbScience dá diagnóstico preciso de áreas com contaminantes e reduz custos

A missão da AmbScience era estudar uma área localizada no estado de São Paulo que vinha sendo alvo de investigações há aproximadamente 18 anos. Uma vez que não havia ainda uma legislação clara e específica, a região que realmente correspondeu à fonte de contaminação foi encontrada sete anos após o início dos trabalhos e quando já se encontravam instalados cerca de 50 poços de monitoramento na área.Tendo em vista este cenário, constatou-se a necessidade de realização de Avaliações Preliminares. E quanto mais robustas e completas estas avaliações, maior é a economia de recursos. Pois, deste modo as áreas que apresentam contaminantes são logo identificadas e são feitos os procedimentos corretos. 

A AmbScience ainda observou um outro aspecto desta área. Ao longo do tempo, foram feitas instalações excessivas de poços de monitoramento no local e que, por vezes, foram instalados com seções filtrantes localizadas em mais de uma camada de interesse, o que impedia a caracterização do pacote realmente impactado de maneira adequada e, em alguns casos, pode ter operado como um facilitador de migração de contaminantes para outros locais no aquífero. Neste aspecto, foi desenvolvido um estudo de reinterpretação e caracterização do meio físico, com determinação de camadas de interesse (armazenamento e circulação) e um novo modelo conceitual foi desenvolvido, de forma que ficaram mais claras as dinâmicas de circulação de contaminantes e as profundidades de ação e espessura abrangidas num futuro processo de remediação, melhor definidos.

Com estas melhorias foi possível montar um cenário inicial de alternativas de remediação para a área mais impactada (a qual já havia passado por processo de remediação anterior, mas que não foi capaz de promover visível redução dos contaminantes). Além disso, verificou-se que havia ainda número insuficiente de informações relacionadas ao solo, que não permitiam um cálculo de massa efetivo para consolidação de um modelo conceitual que operasse como balizador de um Plano de Intervenção.

O maior diferencial da atuação da AmbScience neste case foi a investigação voltada especificamente ao estudo de presença e quantificação da massa de contaminantes retida no solo, priorizando a avaliação de zonas com maior capacidade de retenção. Ao todo, foram realizadas 11 sondagens e coletadas cerca de 110 amostras de solo.

Por meio deste diagnóstico preciso, a AmbScience constatou uma significativa redução na área a ser alvo de remediação, o que resulta em substancial economia de recursos financeiros por parte do contratante e que permite um trabalho focado na porção mais contaminada de forma efetiva e com maiores chances de sucesso em poder remediar e reabilitar a área.

Cabe destacar que as questões relacionadas ao risco de inalação de vapores foram periodicamente monitoradas e foi construído um sistema de mitigação de vapores intrusivos no local, de forma a garantir a segurança de trabalhadores e vizinhos.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+