Quem deseja iniciar um empreendimento e executar as suas atividades em qualquer terreno deve verificar as condições desta área. Isso porque em casos de contaminação do local, será preciso cuidar daquela área a fim de promover a sua recuperação. Muito complexo, o Gerenciamento de Áreas Contaminadas é um processo composto por várias etapas e a AmbScience criou um conteúdo focado na primeira delas: a Avaliação Preliminar. Saiba que ações são primordiais e como se dá a investigação do terreno!
Primeiramente, vamos falar um pouco sobre o Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Ele abrange um conjunto de técnicas e metodologias que permitem avaliar as características dessas áreas e dos impactos por elas sofridas. Com isso, é possível determinar as soluções ambientais mais adequadas a cada situação e gravidade do cenário.
O Gerenciamento de Áreas Contaminadas é fundamental porque ele contribui para minimizar os riscos à população e ao meio ambiente a partir da implementação de soluções ambientais para resolver o problema.
Guiado por regras estabelecidas por órgãos ambientais, o Gerenciamento de Áreas Contaminadas é constituído por etapas sequenciais e investigativas. Isso porque toda a informação coletada em uma etapa serve de base para a seguinte. As fases são: Avaliação Preliminar, Investigação Confirmatória, Estudos de Intrusão de Vapores, Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte de Contaminantes, Avaliação de Risco à Saúde Humana, Investigação Detalhada, Plano de Intervenção, Remediação Ambiental, Monitoramento de solo, vapores, efluentes e águas subterrânea e superficial.
Etapa inicial do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, a Avaliação Preliminar faz o levantamento das atividades executadas atualmente e em períodos anteriores para identificar potenciais fontes de contaminação e passivos ambientais, além de situações que demandem ações emergenciais.
É na Avaliação Preliminar que são identificadas fontes de contaminação potenciais, os bens a proteger, os caminhos de exposição potenciais e é proposta nova classificação da Área com Potencial de Contaminação. Aqui é verificada a necessidade de realização da etapa de Investigação Confirmatória, a fase seguinte.
Empresa de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, a AmbScience é uma referência no segmento e com expertise na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, o que inclui a Avaliação Preliminar. Por isso, a diretora Cris Maluf é uma das instrutoras de um curso online sobre o tema que será oferecido em novembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui!
O curso sobre Avaliação Preliminar faz parte dos “Encontros Técnicos de Gerenciamento de Áreas Contaminadas”, realizado pelo Senac e pela AESAS – Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental. Entre os principais pontos do programa que será trabalhado com os estudantes estão: legislação ambiental e legislação aplicada, Avaliação Preliminar no GAC, Levantamento Documental e de Campo, Plano de Investigação Confirmatória e Elaboração de Relatório. O curso também vai contemplar atividades práticas!
Não fique de fora e venha aprender conosco!