AmbScience

política ambiental

A política ambiental e a queimada de cana

A diminuição dos efeitos das mudanças climáticas passa pela adoção de uma política ambiental com foco no desenvolvimento sustentável. Dentro desse contexto, o modo de produção e todas as ações tomadas por governos e empresas deveriam ter o menor impacto ambiental possível. Recentemente, o governo de São Paulo declarou que a queima de cana não é uma atividade degradante. Será mesmo? A AmbScience te mostra alguns efeitos dessa prática.

A política ambiental de qualquer empresa ou governo deve ser pautada pela adoção de práticas que sejam efetivas no sentido de combater as mudanças climáticas e o aquecimento do planeta. Por isso, é fundamental trabalhar ações que visem a diminuição da poluição do ar, do solo e das águas, por exemplo.

Uma política ambiental satisfatória exige que algumas atividades produtivas, como a agricultura, se baseiem em boas práticas. A queimada da cana, muito usada para facilitar a colheita, pode gerar efeitos adversos para o meio ambiente. No entanto, o governo de São Paulo não pensa desse modo. De acordo com uma coluna do jornalista Rubens Valente publicada pelo portal Uol, o poder estadual afirmou em recurso que tramita na Justiça Federal, que as queimadas de palha de cana-de-açúcar realizadas pelas indústrias no estado não são “potencialmente degradantes” para a saúde humana e o meio ambiente. Dessa maneira, não seria necessário fazer qualquer estudo prévio de impacto ambiental.

Entretanto, os impactos causados pela queima da cana não são compatíveis com uma boa política ambiental. Isso porque quando se ateia fogo em um canavial para fazer a “limpeza” das folhas verdes e secas é emitida uma grande quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera. São lançados, principalmente, gás carbônico, monóxido de carbono, óxido nitroso e metano. A fumaça e a fuligem também são fontes de poluição do ar.

A queima da cana provoca impactos para a fauna e a flora locais, além da saúde humana. Esses gases afetam negativamente o crescimento e desenvolvimento de plantas e animais. Além disso, o homem pode ter a sua capacidade de resistência reduzida, ter irritação nos olhos e adquirir problemas respiratórios.

A produção de cana-de-açúcar que não faz uso das queimadas traz algumas vantagens muito importantes para o meio ambiente como a manutenção da umidade do solo, melhor controle da erosão, um bom aproveitamento da cana sob o ponto de vista energético, etc.

Que tal começar hoje mesmo a revolucionar a política ambiental da sua empresa com a adoção de práticas eco-friendly? Fale com a AmbScience que nós temos a solução ideal para o seu negócio. Somos uma empresa de meio ambiente, sediada em São Paulo, com atuação nos setores industriais, comerciais e de serviços, realizando o gerenciamento ambiental na sua totalidade, visando o melhor custo-benefício, e priorizando ações sustentáveis. Atuamos no gerenciamento de áreas contaminadas, atendendo todas as fases do processo (investigação ambiental, plano de intervenção, monitoramento, remediação e recuperação da área), além de licenciamento, tratamento e monitoramento de efluentes para atendimento a padrões de lançamento ou reúso, treinamentos e second opinion.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+