Já ouviu aquela frase “o ano só começa depois do Carnaval”? Pois é, a festa mais aguardada do ano está chegando, com muita diversão, alegria, música. Mas, você já observou como fica a cidade após um evento dessa proporção? Basta prestar um pouco de atenção para perceber a quantidade enorme de lixo e outros resíduos gerados nessas ocasiões. Ainda bem que existem várias alternativas que nos permitem aproveitar os dias de folia sem prejudicar o meio ambiente. Quer saber quais? Fique neste conteúdo até o final e aprenda com a Ambscience como ter um Carnaval Sustentável.
Se você vai pular Carnaval num bloco ou festa, dê preferência por acessórios e fantasias feitos com materiais reutilizados ou reciclados. Essa é uma ótima ideia maneira de exercitar a criatividade e as habilidades manuais. Além disso, você estará contribuindo para reduzir os impactos ambientais causados pelo excesso de resíduos, já que a maioria das fantasias prontas não são confeccionadas com materiais sustentáveis.
O excesso de copos descartáveis é um dos principais problemas ambientais causados no Carnaval. O mesmo vale para canudinhos plásticos. Dê preferência a copos reutilizáveis, que além de serem mais sustentáveis, conservam por mais tempo a temperatura da bebida.
Já que a sustentabilidade é um aspecto importante para você, que tal estar próximos de foliões que tenham a mesma preocupação ambiental que você? Dê preferência a festas ou blocos de Carnaval que tenham integrantes com essa conscientização ambiental, que adotem prática ecológicas, como a redução de resíduos ou a coleta seletiva.
Ficou responsável por decorar a festa de Carnaval? Mais uma vez, coloque toda a sua imaginação em prática e dê preferência para materiais reutilizáveis ou recicláveis.
Fique atento aos locais destinados para descarte de resíduos. No Carnaval, os arredores onde ocorrem as festas costumam receber mais lixeiras para atender a demanda da multidão. Sempre descarte nesses recipientes seu lixo produzido.
Leia também: O lixo e seu impacto ambiental
As imediações de onde ocorrem as festas de Carnaval costumam ficar sempre com o trânsito muito congestionado. Por isso, dê sempre preferência a transportes públicos, carona compartilhada ou mesmo bicicleta para reduzir a emissão de gases resultantes de combustíveis fósseis.
Não deixe de lado nesse período aqueles hábitos de consumo conscientes: evite o desperdício de água e de energia elétrica. Durante as festividades, sempre apague as luzes e desligue equipamentos domésticos que não estiverem sendo usados.
Viu como tornar seu carnaval sustentável é mais fácil do que parece? Compartilhe essas dicas da Ambscience com seus amigos para que a conscientização ambiental nessa época alcance mais pessoas!