AmbScience

dia mundial do meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

No próximo domingo, dia 05 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. E nesta importante ocasião, a Ambscience traz uma reflexão sobre a nossa conduta e expõe alternativas de preservação. Confira.

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente

A data foi promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. A conferência, abreviadamente conhecida como Conferência de Estocolmo, foi um grande marco pois representou a primeira iniciativa mais relevante com a finalidade de atrair a atenção de toda a sociedade para a necessidade urgente de preservação do meio ambiente.

 Naquela ocasião, muitos dos recursos naturais hoje escassos eram ainda considerados inesgotáveis pela grande maioria da população. E foi neste evento que ações foram iniciadas para conscientizar  essas pessoas de que, já naquela época, enfrentávamos sérios problemas ambientais que viriam a se agravar (como aconteceu) se medidas radicais não fossem adotadas.

Principais problemas ambientais

Embora a Conferência de Estocolmo tenha sido de grande relevância para o Dia do Meio Ambiente e motivado diversas iniciativas, décadas depois o país continua a enfrentar desafios ambientais. A única forma de transformar essa realidade é com o comprometimento de todos, tanto de governantes quanto da sociedade civil.

Entre os maiores problemas ambientais que exigem a nossa atenção, podemos destacar:

  • Falta de saneamento básico;
  • Desmatamento;
  • Contaminação do solo;
  • Descarte incorreto de resíduos;
  • Crimes contra a fauna;
  • Poluição do ar e da água;
  • Insuficiência na coleta seletiva de lixo;
  • Exploração de recursos naturais.

Além de iniciativas dos setores público e privado, é imprescindível que as pessoas adotem novos hábitos de consumo para reverter esse cenário. A seguir, veja como simples mudanças no dia a dia podem impactar positivamente nosso meio ambiente:

  • Descarte correto de resíduos: jogue o lixo produzido em recipientes adequados, de preferência, fazendo a coleta seletiva de lixo dentro de casa. E nem é preciso dizer que descartar o lixo nas ruas, esgoto e praias é uma atitude inaceitável.
  • Dispense produtos descartáveis: o plástico é um material que leva cerca de 400 anos para se decompor. Sempre que possível, objetos como pratos, copos, talheres e canudos plásticos devem ser substituídos. 
  • Reduza o consumo de água: tome banhos rápidos, evite lavar a calçada com a mangueira, concentre o máximo possível de peças de roupas para ligar a máquina de lavar uma única vez e atenção a possíveis vazamentos.
  • Utilize menos o carro: os veículos são os principais responsáveis pela liberação de gases do efeito estufa na atmosfera, que podem chegar até 72,60%. Sempre que puder, faça o percurso com transporte público, pegue carona com algum conhecido ou vá de bicicleta, se houver ciclovia.

A preservação do planeta está nas mãos de todos nós. Que a partir deste 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, possamos ter hábitos de consumo melhores e fomentar ações coletivas transformadoras. Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando todas as notícias ambientais no site da Ambscience.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+