AmbScience

dia mundial da água

22 de março: Dia Mundial da Água

A água é um recurso fundamental para a manutenção da vida no planeta. Por isso, é necessário que os oceanos, rios, mares, lagos e águas subterrâneas estejam protegidos do risco de contaminação. Dentro desse contexto, foi criado o Dia Mundial da Água para fazer uma espécie de alerta geral! Saiba como a data foi concebida e que hábitos simples podemos adotar no dia a dia para preservar o nosso recurso mais importante nesse conteúdo da AmbScience.

Como surgiu o Dia Mundial da Água?

Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992. O objetivo do órgão era trazer para o debate diversas questões essenciais que envolvem o uso e a preservação dos recursos hídricos. Você sabia que a água representa cerca de 70% da massa do corpo humano?

Vale ressaltar que na época em que a data foi concebida, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água. Entre os principais pontos abordados pelo documento estão: o fato de que a água é um patrimônio do planeta, de que esse recurso é crucial para a manutenção do equilíbrio e garantia do futuro da Terra, que a água não deve ser desperdiçada, poluída ou envenenada, entre outros.

Ou seja, o Dia Mundial da Água teria que servir como um momento de reflexão para que governos, empresas e a população entendam que a água é um recurso da natureza que deve ser preservado, gerido da melhor forma possível e distribuído de maneira igual para todos. No entanto, a realidade é bem diferente.

Poluição da água é problema grave

 Infelizmente, é urgente lembrar nesse Dia Mundial da Água que ela sofre com a contaminação por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana em todo o mundo. Tudo isso provocado pelo próprio cidadão e por empresas, por exemplo.

São exemplos de fontes de poluição da água: atividades agropecuárias que usam agrotóxicos; a mineração; lixões; cemitérios; atividades industriais que geram resíduos e não descartam corretamente; lançamento de esgoto nos corpos hídricos; entre muitos outros.

O que fazer para proteger a água?

A preservação dos recursos hídricos depende tanto dos governos como das empresas. Afinal, o poder público é quem fiscaliza e as empresas é que estão à frente de atividades produtivas que geram resíduos. Mas, a população também tem que fazer a sua parte. Que tal aproveitar o Dia Mundial da Água para colocar em prática algumas medidas simples e eficientes? Confira algumas delas aqui:

– Descartar o lixo de maneira correta;

– Consumir de forma mais racional;

– Investir na reciclagem e na compostagem;

– Fazer o consumo da água consciente, evitar banhos longos, não lavar calçadas com água limpa;

– Não jogar remédios, solventes, óleos e produtos que contenham elementos químicos pelo ralo;

– Entre outras.


E se você trabalha em alguma empresa que quer se tornar mais sustentável e adotar sistemas que transforme o negócio como um todo, o que inclui a questão do uso da água, entre em contato com a AmbScience!  Somos uma empresa de meio ambiente com atuação nos setores industriais, comerciais e de serviços, realizando o gerenciamento ambiental na sua totalidade, visando o melhor custo-benefício, e priorizando ações sustentáveis.

Trabalhamos com o gerenciamento de áreas contaminadas, atendendo todas as fases do processo (investigação ambiental, plano de intervenção, monitoramento, remediação e recuperação da área), além de licenciamento, monitoramento de efluentes para atendimento a padrões de lançamento ou reúso, treinamentos e second opinion e Inventário de Gases de Efeito Estufa.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+