AmbScience

conservação ambiental

Conservação ambiental: técnicas mais eficazes

Quando o assunto é meio ambiente não faltam conceitos, tecnologias e ferramentas para serem “descobertos” por quem se preocupa com o futuro do planeta. Dentro desse contexto, pode-se destacar o termo conservação ambiental. Mas você sabe o que ele significa e quais são as técnicas mais eficazes que podem ser utilizadas hoje? Descubra tudo aqui nesse conteúdo da AmbScience. 

O que é conservação ambiental?

Muito se fala no termo conservação ambiental e em como ele é fundamental para assegurar a existência humana. E afinal, o que ele significa? A conservação ambiental se refere ao uso sustentável e consciente dos recursos naturais por parte dos seres humanos de forma que seja causado o menor impacto possível aos ecossistemas. 

O conceito de conservação ambiental, que vem de palavras como “manter” e “guardar”, está intrinsecamente ligado à ideia de desenvolvimento sustentável. Ele envolve técnicas e práticas de utilização da água e do solo, por exemplo, que respeitam a natureza. 

Conservação ambiental x preservação ambiental

Um ponto de atenção aqui é que embora sejam termos similares e muitas vezes usados como sinônimos, conservação ambiental e preservação ambiental possuem significados diferentes. O primeiro está relacionado ao uso racional dos recursos naturais e à uma relação harmônica entre homem e natureza. 

Já a preservação ambiental é um conceito que refere-se a ações de proteção integral de um ecossistema e/ou um recurso natural a fim de protegê-los de danos causados pela ação antrópica. Ou seja, aqui não poderia existir qualquer interferência humana. Como exemplo pode-se citar as Áreas de Preservação Permanente (APPs), que são instituídas para proteger a biodiversidade dentro de determinados territórios. 

Técnicas de conservação ambiental


Agora nós vamos falar sobre algumas técnicas de conservação ambiental que se mostram eficientes. Um primeiro exemplo são as Unidades de Conservação (UCs), que são áreas onde se estabelece o uso sustentável ou indireto de áreas naturais. Elas são instituídas por meio de legislação e podem ser geridas por governos e até pela iniciativa privada. Essas Unidades servem para proteger espécies ameaçadas de extinção, além de preservar e restaurar todo um ecossistema. 

Há também outras ações de conservação ambiental que focam no solo e estão relacionadas com a agricultura e a pecuária. Podemos mencionar a rotação de culturas, uma técnica que tem alterna as espécies vegetais a serem plantadas em uma área para não exaurir o solo. Ainda podemos citar o manejo adequado de animais, uma outra técnica que relaciona a quantidade deles e a área do pasto para evitar a compactação do solo. 

O processo também envolve o combate à erosão e o assoreamento de rios. Por isso, estão enquadradas aqui ações de reflorestamento, preservação da vegetação nativa e aplicação de curvas de nível. 

Contudo, vale ressaltar que os cidadãos também podem fazer ações de conservação ambiental no dia a dia. Elas não estão restritas aos governos e empresas. A população também pode ajudar por meio da instalação de sistemas de reuso de água, redução no uso de papel, reciclagem, descarte correto de resíduos, entre muitas outras medidas. 

Quer tornar o seu negócio mais sustentável e implementar ações de conservação ambiental hoje mesmo? A AmbScience ajuda a sua empresa! Oferecemos Consultoria Técnica (Second Opinion) para conformidade às leis ambientais, para vários segmentos industriais, desde a pesquisa e avaliação até a remediação de áreas contaminadas, bem como estudos ambientais para licenciamento, tratamento de efluentes e atendimento a padrões de lançamento, consultoria ambiental e  treinamentos operacionais. Entre já em contato conosco!

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+