AmbScience

dia mundial da reciclagem

17 de maio: Dia Mundial da Reciclagem

Neste 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, a maior reflexão que podemos fazer é: nós temos um longo caminho a percorrer quando o assunto é o reaproveitamento de materiais e o descarte correto de resíduos. Conheça um pouco da situação do Brasil quanto à reciclagem e veja como as empresas podem contribuir aqui neste conteúdo da AmbScience.

Primeiro vamos falar de onde surgiu o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio. A data foi criada ela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) a fim de conscientizar a todos sobre a importância de ter um consumo racional, do reaproveitamento de itens, de separar o lixo e descartá-lo da maneira correta, por exemplo.

No entanto, a realidade está longe da ideal. De acordo com uma reportagem da Agência Brasil, um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostrou que somente 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados passam por este processo no país. O índice é bem inferior ao de países da mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia. A matéria ainda destaca que o Brasil produz 27,7 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis.

Dentro deste contexto e em pleno Dia Mundial da Reciclagem, é fundamental que as empresas pensem e executem ações para combater o desperdício no seu cotidiano, transformando o resíduo sólido que seria jogado fora em matéria-prima ou produto.

Ações para fazer no Dia Mundial da Reciclagem e no ano inteiro

Que tal a sua empresa usar o “gancho” do Dia Mundial da Reciclagem e começar a implementar novas práticas? Mas atenção! Para que elas funcionem é preciso que todos os colaboradores, independente de nível hierárquico, estejam comprometidos. A sua organização pode começar com ações simples:

Invista na coleta seletiva: as empresas precisam colocar uma lixeira para cada tipo de resíduos em locais visíveis e de fácil acesso. Tem que ter um recipiente para colocar papel, plástico, metal, vidro e lixo orgânico, estes últimos são restos de comida; 

Separe e dê o destino correto aos itens descartáveis: o ideal é não usar copos e talheres descartáveis, mas caso eles sejam usados dentro da empresa, estes itens devem ir para o recipiente certo porque eles podem ficar no solo em processo de decomposição por até 200 anos;

Limpe e reutilize embalagens: a sua empresa pode higienizar embalagens para retirar os seus resíduos e enviá-las para a reciclagem. Aqui estão inclusos potes, garrafas, frascos, etc;

Separe o óleo de cozinha: caso o seu tipo de negócio seja do ramo alimentício e utilize óleo de cozinha, ele não deve ser jogado fora pelo ralo da pia. O ideal é que o óleo seja colocado em garrafas PET, depois ele pode se transformar em sabão.

Quer tornar seu negócio mais sustentável por meio da implementação de soluções eficientes e adequadas para a sua empresa? Fale já com a AmbScience! Somos uma empresa de meio ambiente com atuação nos setores industriais, comerciais e de serviços, realizando o gerenciamento ambiental na sua totalidade, visando o melhor custo-benefício, e priorizando ações sustentáveis.

Atuamos no gerenciamento de áreas contaminadas, atendendo todas as fases do processo (investigação ambiental, plano de intervenção, monitoramento, remediação e recuperação da área), além de licenciamento, monitoramento de efluentes para atendimento a padrões de lançamento ou reúso, treinamentos e second opinion e Inventário de Gases de Efeito Estufa.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+