As mudanças climáticas e os efeitos decorrentes deste fenômeno colocaram o planeta em alerta. Cientistas de todo o mundo advertem sobre os prejuízos causados pelo aquecimento global e enfatizam que se não for adotada uma outra postura em relação ao meio ambiente estas consequências serão ainda mais danosas. Por isso, a redefinição do modelo de desenvolvimento econômico é fundamental. Inserida neste contexto está a sustentabilidade empresarial. Saiba mais sobre este conceito tão importante atualmente e como é necessário que as organizações o coloquem em prática neste post da AmbScience.
No final do mês de julho, o dia 29 marcou o Dia da Sobrecarga da Terra. De acordo com reportagem do portal G1, um cálculo feito pela Global Footprint Network mostrou que partir desta data o planeta começa a consumir mais recursos do que consegue regenerar. Este dado é reflexo de um consumo desenfreado dos recursos naturais e um alto índice de poluição. A emissão de carbono, por exemplo, representa 60% do impacto das ações humanas.
Infelizmente, as empresas possuem um enorme potencial poluidor, pois muitas organizações apresentam processos de produção que exploram em demasia os recursos naturais, poluem ar, solo e corpos hídricos, prejudicam a fauna e a flora, enfim, uma empresa pode afetar um ecossistema inteiro. Tendo em vista estes aspectos, a sustentabilidade empresarial se tornou imprescindível.
Sustentabilidade empresarial é um termo que se refere ao conjunto de ações que uma organização adota com a finalidade de promover um desenvolvimento mais sustentável. São elaboradas ações com o foco de reduzir o impacto ambiental gerado pelo processo produtivo desta empresa na natureza. A sustentabilidade empresarial pressupõe um olhar integral do negócio que avalia e modifica a organização como um todo, desde os seus processos internos até a ponta, considerando o ciclo de vida de seus produtos.
A sustentabilidade empresarial requer que ela seja vista como uma prioridade para organização, pois ela deverá integrar o planejamento estratégico da empresa e nortear todas as suas tomadas de decisão. Além disso, é imprescindível que os funcionários também estejam engajados neste sentido. Segundo o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) do ano de 2018, 98% das empresas buscam incorporar aspectos referentes à sustentabilidade nas metas de desempenho dos colaboradores.
A implementação da sustentabilidade empresarial não pode ser algo que só esteja presente no discurso da organização, ela deve ser percebida por meio de práticas cotidianas e apresentar resultados significativos para a sociedade. Lembre-se que a população está mais consciente a respeito da importância da preservação ambiental e, com isso, passou a preferir consumir produtos e/ou solicitar serviços de empresas que se mostram realmente preocupadas com a sustentabilidade.
São exemplos de mudanças que uma organização pode realizar para atingir a sustentabilidade empresarial:
Embora algumas destas ações citadas acima ajudem a reduzir custos, muitas empresas ainda associam a sustentabilidade a um aumento de despesas. Esta é uma concepção errônea do assunto, pois muitas destas medidas representam a diminuição dos desperdícios na produção e o reaproveitamento de recursos, por exemplo. Além disso, a sustentabilidade empresarial contribui para o crescimento do negócio e para a construção de uma ótima imagem junto ao seu público.
Quer que a sustentabilidade empresarial se torne uma realidade na sua organização? Entre em contato com a AmbScience e conheça os nossos serviços! Nós oferecemos soluções inovadoras e com o melhor custo-benefício para os nossos clientes!