A pandemia do novo coronavírus chamou a atenção para um outro assunto que está diretamente interligado à saúde: a sustentabilidade. As medidas de isolamento social, necessárias para achatar a curva de casos da Covid-19, provocaram mudanças drásticas. Muitas empresas tiveram que suspender as suas atividades e/ou implementar o home office para as suas equipes. Essa restrição de circulação de pessoas e atividades gerou efeitos como a melhora na qualidade do ar e queda na produção de rejeitos industriais. Mas, quais desafios são impostos para a sustentabilidade neste momento delicado? Que soluções ele pode trazer? Confira a reflexão da AmbScience.
A diminuição da presença de carros nas ruas, a redução radical nas atividades de empresas que causam impactos ao meio ambiente e a menor circulação de pessoas transformaram visivelmente as cidades pelo mundo. Cenas de animais em vias urbanas, rios e corpos d’água mais limpos e a melhora perceptível da qualidade do ar foram amplamente noticiadas pela imprensa. Por isso, muitas pessoas começaram a refletir sobre a sustentabilidade, a cultura consumista e o papel da sociedade e das empresas no agravamento das mudanças climáticas.
O Brasil ainda está em meio à pandemia e sem previsão de retomada plena das atividades em todo o país. Deste modo, alguns desafios que se impõem neste momento em relação à sustentabilidade já podem ser pensados. Um deles é o aumento na produção de lixo doméstico. As pessoas devem optar por embalagens reutilizáveis, evitar o uso excessivo de sacolas plásticas, aprender a separar o lixo a fim de auxiliar na coleta seletiva, etc. Além disso, há um outro grave problema que é o aumento do desmatamento mesmo durante a pandemia. De acordo com matéria do portal G1, o desmatamento na Amazônia bateu recorde neste primeiro trimestre.
Mas, a pandemia também mostrou e comprovou que soluções podem ser efetivas na busca pela sustentabilidade. Uma das principais soluções e, talvez a mais importante de todas, é a maior conscientização sobre o consumo. O cenário atual fez com que muitos indivíduos passassem a pensar antes de comprar algo e os impactos que a produção de certos produtos causam ao meio ambiente.
Empresas que possuem estruturas pautadas pela sustentabilidade e/ou realizam esforços neste sentido, além de fazer ações de responsabilidade social neste momento estão se destacando perante o público. A pandemia fez com que muitas empresas contribuam de forma efetiva e visível para iniciativas e projetos sociais. Quem mantiver este tipo de atuação no futuro aumentará a sua relevância. Que tal investir na utilização de energia limpa, no reuso e na reciclagem e no uso racional dos recursos naturais?
A AmbScience oferece as melhores soluções para as empresas que desejam tornar a sustentabilidade efetivamente um valor da empresa, indo além meramente do discurso com ações. Somos uma empresa de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, focada principalmente na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas que engloba a parte de Investigação Ambiental e Remediação, comprometida com o fornecimento de soluções efetivas e legais às questões ambientais de seus clientes.
Ainda oferecemos Consultoria Técnica (Second Opinion) para conformidade às leis ambientais, para vários segmentos industriais, desde a pesquisa e avaliação até a remediação de áreas contaminadas, bem como estudos ambientais para tratamento de efluentes e atendimento a padrões de lançamento, consultoria ambiental e treinamentos operacionais.