AmbScience

resíduos industriais

Descarte irregular de resíduos industriais: causas e consequências

A sociedade utiliza uma série de utensílios e objetos no seu dia a dia que devem passar por um processo de produção cuidadoso para que as substâncias manuseadas não contaminem o meio ambiente. No entanto, esta é uma realidade ainda distante. Muitas empresas costumam descartar de modo incorreto os resíduos industriais, o que causa diversos danos para a saúde humana e os recursos naturais. Conheça as principais causas e consequências da adoção dessa conduta por parte das organizações neste post da AmbScience.

O que são os resíduos industriais?

Como o próprio nome já diz, os resíduos industriais são provenientes do processo de fabricação de produtos de indústrias de variados setores como o metalúrgico, petroquímico, mineração, papelaria, químico, alimentício, entre outros. Conforme é possível observar somente com esta pequena lista, há uma imensa quantidade de substâncias que estão envolvidas na produção de itens que utilizamos em nosso cotidiano, mas que em contato com a natureza prejudicam gravemente o meio ambiente. Alguns exemplos são: lodo, óleos, resíduos ácidos ou alcalinos, petróleo, madeira, vidro, plástico e metais pesados.

Tendo em vista as características destes materiais citados, dentre muitos outros, os resíduos industriais devem passar por um tratamento antes de serem descartados e entrarem em contato com o ecossistema local. Entretanto, muitas empresas continuam a não fazer uma gestão eficiente dos seus resíduos e contribuem para a destruição do meio ambiente.

Homem e natureza sofrem com o descarte incorreto de resíduos industriais

Se já é sabido que o descarte irregular de resíduos industriais provoca muitos impactos negativos para o meio ambiente e a saúde humana, por que as empresas não fazem os procedimentos corretos para lidar com esta questão? Entre as principais causas estão o temor por parte das organizações que o descarte correto de resíduos industriais gere mais custos, a fiscalização ineficiente por parte dos órgãos ambientais, a ausência de uma rede de saneamento básico abrangente e eficaz, etc.

Infelizmente, a população e o meio ambiente acabam sendo penalizados em função da conduta incorreta de empresas em relação ao descarte dos resíduos industriais. O contato de substâncias tóxicas com o solo, por exemplo, pode alterar as características físico-químicas dele, contribuir para a disseminação de doenças, prejudicar a fauna e flora locais e reduzir a produção de agrícola.

Já o lançamento de resíduos industriais não tratados em corpos d’água pode provocar a mortalidade de peixes e plantas, diminuir a quantidade de oxigênio na água, alterar a temperatura, causar a proliferação excessiva de algas, o que acaba por desequilibrar o ecossistema aquático, além de poder adentrar sistemas de tratamento para abastecimento público. A poluição por resíduos industriais ainda pode se dar na atmosfera com a liberação de gases tóxicos, partículas industriais, etc.

Por consequência, a saúde da população também é afetada devido à contaminação provocada pelo contato com os resíduos industriais. Os indivíduos podem sofrer com: tumores diversos, doenças hepáticas, rinites, alterações neurológicas, câncer, enfisema, entre outras doenças.

Cabe destacar que o descarte correto de resíduos industriais é uma obrigação prevista na legislação através da Política Nacional de Resíduos Sólidos!

Tornar a empresa uma parceira do meio ambiente e melhorar a sua imagem perante o mercado demandam o descarte correto de resíduos industriais. Por isso, a AmbScience criou a solução com o melhor custo-benefício para a sua organização. Uma referência na área de engenharia ambiental, nós somos especialistas em tratamento de água para uso industrial (reuso e reciclo) e tratamento de efluentes sanitários e industriais. Avaliamos processos industriais, projeto e dimensionamento de Estações de Tratamento para atendimento às legislações. Entre em contato conosco!

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+