AmbScience

gerenciamento de resíduos sólidos

O que é gerenciamento de resíduos sólidos e qual a sua importância?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) estabelece que quem gera resíduos sólidos é responsável pelo gerenciamento ambientalmente adequado dos mesmos. Porém, cada tipo de resíduo tem sua peculiaridade, inclusive com possibilidade de reuso e reciclagem. Quer conhecer as formas adequadas de fazer este gerenciamento? Então continue lendo!

 

Mas afinal, o que é gerenciamento de resíduos sólidos?

O gerenciamento de resíduos sólidos é um conjunto de procedimentos de planejamento, implementação e gestão para reduzir a produção de resíduos e proporcionar coleta, armazenamento, tratamento transporte e destino final adequado aos resíduos gerados.

Um poderoso instrumento para tal é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, um documento que lista e descreve as ações do manejo dos resíduos sólidos, levando em conta suas características e riscos.

Isso tudo, baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos que trata da prevenção e da redução na geração de resíduos com incentivo de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para fomentar o aumento de reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos e a destinação adequada dos rejeitos quando não pode ser reciclado ou reutilizado.

Ou seja, a principal importância do gerenciamento de resíduos sólidos é garantir a preservação do meio ambiente e da saúde da população.

 

O que observar em um plano de gerenciamento de resíduos sólidos

 

Para ficar mais claro o que você deve observar em um bom plano de gerenciamento de resíduos sólidos, vamos listar alguns dos serviços que julgamos essenciais para este fim. No caso, vamos analisar o gerenciamento de resíduos sólidos industriais.

Caracterização: Determina os aspectos físico-químicos, biológicos, quantitativos e qualitativos dos resíduos, com isso é possível determinar qual será seu destino.

Emissão de CADRI: O Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental, ou CADRI é o documento que aprova o encaminhamento dos resíduos industriais de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou descarte final, licenciados ou autorizados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a CETESB.

Acondicionamento de resíduos: É a orientação técnica para a aquisição das embalagens (homologadas pelo INMETRO) para o acondicionamento e transporte dos resíduos.

Descarte final: Descarte com emissão de certificado de destinação, eximindo o gerador de resíduos sólidos de futuras responsabilidades.

Sentiu dificuldade? Busque uma empresa qualificada para desenvolver o seu plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

A AmbScience é especialista em gestão ambiental com diversos serviços nesta área, inclusive gerenciamento de resíduos sólidos. Com clientes de vários setores de mercado como indústria, comércio e prestação de serviços, a empresa tem corpo técnico qualificado e pronto para te orientar! Entre em contato: e-mail contato@ambscience.com ou telefone 011 3197-4780.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+