A água é fundamental para a sobrevivência humana e o desenvolvimento econômico. Por isso, ela é um bem estratégico e deve ser preservada. Saiba o que são: planejamento, gestão e aproveitamento dos recursos hídricos neste post da AmbScience.
Os recursos hídricos são as águas superficiais e subterrâneas que estão disponíveis para uso em determinado local. E o Brasil é destaque absoluto neste assunto. Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, o país possui 12% das reservas de água doce do planeta e detém 53% dos recursos hídricos na América do Sul.
O Ministério do Meio Ambiente aponta que o território brasileiro apresenta extensas redes fluviais que são divididas em 12 bacias hidrográficas: Bacia Amazônica, Bacia Tocantins Araguaia, Bacia do Paraguai, Bacia Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do Paraná, Bacia do Parnaíba, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Atlântico Sul e Bacia do Uruguai.
O Brasil tem uma grande quantidade de água potável. Porém, sua distribuição não é regular. As atividades que mais requerem a utilização da água são a irrigação, o uso doméstico e o uso industrial, respectivamente.
Os recursos hídricos são essenciais para a vida humana e o desenvolvimento de uma nação. Entretanto, a poluição de rios, lagos e córregos é recorrente. Infelizmente, é comum o lançamento de esgoto doméstico e rejeitos industriais nestes corpos d’água. A falta de gestão de resíduos sólidos e efluentes por parte das empresas também pode contaminar as águas subterrâneas. Por isso, o planejamento, gestão e aproveitamento dos recursos hídricos são primordiais.
Ø Planejamento de recursos hídricos: faz parte da Política Nacional de Recursos Hídricos. Baseia-se em documentos que ditam as regras do uso de recursos hídricos em determinada área. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), o planejamento de recursos hídricos traz informações sobre gestão, obras e investimentos. Os planos são elaborados em três níveis: bacia hidrográfica, nacional e estadual. Além dos órgãos governamentais, a sociedade civil, usuários e diversas instituições participam do gerenciamento dos recursos hídricos;
Ø Gestão de recursos hídricos: constitui-se em uma série de ações para regulação do uso, controle e proteção dos recursos hídricos. Estas medidas são baseadas na legislação e normas ambientais vigentes. Aqui estão inclusas iniciativas para recuperar e preservar a qualidade da água. Exemplos: despoluição de baías, preservação de nascentes, desassoreamento de rios, controle da erosão, recomposição de mata ciliar, rede de drenagem de água, entre outras;
Ø Aproveitamento de recursos hídricos: diz respeito ao modo como a água é utilizada. Os recursos hídricos devem ser aproveitados de forma racional, tendo em vista o cuidado com o meio ambiente. A implementação de técnicas para reaproveitar a água nos processos industriais é um ótimo exemplo.
A água é um direito de todos os cidadãos. Mas cabe a estes a tarefa de utilizar os recursos hídricos de forma consciente. As empresas, por sua vez, também possuem um papel preponderante no que diz respeito ao meio ambiente. Uma gestão eficaz dos recursos hídricos é crucial para alcançar o desenvolvimento sustentável, pois a água não é um recurso natural infinito. As mudanças climáticas vêm causando alterações significativas no regime de chuvas e fez com que muitos rios, lagos e mananciais secassem. Ainda, a poluição tem tornado muitos destes recursos impróprios para uso. Por isso, a postura da sociedade e das empresas em relação aos recursos hídricos deve ser modificada.
Quer tornar a sua empresa mais sustentável? A AmbScience elabora projetos de aproveitamento de água de processo industrial ou água de chuva. Deste modo, o cliente economiza água e recursos financeiros. Além disso, a nossa organização também avalia processos industriais, projeto e dimensionamento de Estações de Tratamento para atendimento às legislações.