AmbScience

plano de intervenção

Quando é necessário um Plano de Intervenção?

A proteção do meio ambiente e a preservação dos recursos naturais são pautas urgentes atualmente. Por isso, é imprescindível que as empresas que realizam atividades produtivas potencialmente poluidoras tomem medidas para mitigar os danos causados aos ecossistemas. Dentro desse contexto, uma ferramenta primordial é o Plano de Intervenção. Saiba em que consiste o documento e quando ele é necessário aqui nesse conteúdo da AmbScience. 

O que é o Plano de Intervenção?

Há organizações que atuam com base em processos produtivos que podem poluir o solo, as águas e o ar, por exemplo. E para verificar se essas empresas realmente contribuíram para contaminar uma área é feita uma investigação ambiental e estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana. Depois de constatada a contaminação, devem ser delineadas as ações que serão necessárias para a remediação da área e o nível até o qual a recuperação deverá ser realizada. É aqui que entra o Plano de Intervenção.

Ou seja, o Plano de Intervenção é um documento técnico que apresenta e aborda detalhadamente o conjunto de medidas que devem ser tomadas para promover a reabilitação de uma área contaminada. Ele traz componentes essenciais como: os seus objetivos, as ações de intervenção deverão ser adotadas, as técnicas que serão usadas para aquela área específica, a maneira como será feito o monitoramento das medidas de remediação, cronogramas, detalhamento de cada fase do processo, mapas de intervenção, entre outros.

Cabe ressaltar que o Plano de Intervenção é um instrumento previsto em lei. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estipula regras. Decretos e resoluções da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), por exemplo, também oferecem as diretrizes para elaboração do documento. 

Como implementar um Plano de Intervenção?

Antes de mais nada, um Plano de Intervenção deve ser feito por uma empresa especializada e com vasta experiência na complexa tarefa de recuperação de áreas contaminadas, como a AmbScience. A equipe envolvida deve seguir as legislações vigentes e realizar procedimentos técnicos efetivos para alcançar os resultados desejados. 

O Plano de Intervenção deve ser posto em prática em sua totalidade, o que inclui quatro etapas principais. A primeira se refere à definição dos objetivos do projeto e o que deve ser considerado para controlar os riscos e as fontes de contaminação. 

A segunda etapa de um Plano de Intervenção é a escolha das medidas que serão empregadas em determinada área para atingir os objetivos determinados anteriormente. Aqui estão contempladas ações de remediação, de engenharia, emergenciais e até institucionais. 

A terceira fase está relacionada à escolha das técnicas que serão usadas, que podem ser sistemas de remediação multifásico, oxidação química in situ e pump and treat, por exemplo. Por último, é preciso fazer a descrição do Plano de Intervenção. Um responsável legal e técnico vai reunir todos os dados coletados nas etapas anteriores, agrupá-las em um documento bem detalhado e entregar ao órgão ambiental competente. 

A sua organização está precisando fazer um Plano de Intervenção? A AmbScience tem a expertise e a experiência necessárias para conceber a solução ideal. Somos uma empresa de Consultoria Ambiental, Engenharia Ambiental e Serviços, focada principalmente na resolução de problemas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Entre já em contato conosco!

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+