Uma das etapas mais importantes do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, a Investigação Confirmatória é aquela que de fato vai sinalizar a existência de contaminação em determinado local. Saiba mais sobre o papel deste tipo de investigação e as principais técnicas utilizadas aqui neste conteúdo da AmbScience.
Como o próprio nome já diz, a Investigação Confirmatória é a segunda etapa do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas que vai confirmar ou não a existência de contaminação na área por meio da investigação das fontes potenciais e primárias de contaminação tanto no solo como no subsolo, além de estabelecer uma compreensão do meio físico e das interações deste com os contaminantes.
Cabe ressaltar aqui também a definição de Áreas Contaminadas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente: “entende-se por área contaminada como sendo área, terreno, local, instalação, edificação ou benfeitoria que contenha quantidades ou concentrações de quaisquer substâncias ou resíduos em condições que causem ou possam causar danos à saúde humana, ao meio ambiente ou a outro bem a proteger, que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural”.
E para executar o Gerenciamento de Áreas Contaminadas e fazer todo o necessário processo de tratamento daquela região, é preciso seguir uma série de procedimentos estabelecidos em lei, o que inclui a Investigação Confirmatória.
As principais fases do Gerenciamento de Áreas Contaminadas: Identificação de Áreas com Potencial de Contaminação (realizada de forma institucional pelos órgãos ambientais); Avaliação Preliminar; Investigação Confirmatória; Investigação Detalhada e Avaliação de Risco. Cada uma delas têm objetivos específicos e aqui nós vamos focar na Investigação Confirmatória.
Nesta etapa são feitas algumas ações fundamentais e aprofundadas, como sondagens, amostragens de solo (para avaliação de contaminantes e parâmetros do meio físico), água subterrânea, vapores do solo, análises químicas e interpretação dos dados com o objetivo principal de detectar a existência de passivos ambientais na região, nas áreas definidas pela Avaliação Preliminar, e compreender sua interação com o meio.
Entre as principais técnicas de Investigação Confirmatória utilizadas, podemos elencar algumas principais: Elaboração Plano de Amostragem; Sondagem e Amostragem de Solo; Instalação de Poços de Monitoramento; Ensaios Hidrogeológicos; Amostragem de Água Subterrânea e de Vapores do Solo; Análises Químicas Laboratoriais; e Relatório de Investigação Ambiental Confirmatória. Podem ser demandadas também a utilização de técnicas de varredura (screeening) previamente às investigações diretas, como a utilização de avaliação via amostragem passiva de vapores, geofísica, emprego de equipamentos com resposta rápida em campo e abordagens probabilísticas.
É por meio destas técnicas que a Investigação Confirmatória consegue confirmar ou negar a existência de passivos ambientais, identificar os níveis de contaminação e comprometimento da área, além de mostrar as fontes de poluição que afetaram aquele terreno e quais compartimentos do meio e camadas foram impactadas.
Mas somente uma empresa especializada é capaz de fazer uma Investigação Confirmatória eficiente e que atenda a todas as especificações previstas na legislação ambiental vigente. Você sabia que a AmbScience tem expertise em todas as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas? Somos uma empresa de referência no setor de engenharia ambiental e composta por profissionais experientes, altamente qualificados e prontos para atender o seu negócio! Entre já em contato conosco!