AmbScience

agenda esg

Qual a importância da Agenda ESG para as empresas?

Com certeza você já ouviu o termo Agenda ESG. Ele vem ganhando cada vez mais destaque no mundo dos negócios em razão do protagonismo adquirido pela pauta da sustentabilidade e sua importância no ambiente corporativo. Entenda agora o conceito de Agenda ESG e saiba como as práticas compatíveis com ela contribuem para o desenvolvimento econômico nesse conteúdo da AmbScience.

O que é Agenda ESG?

A Agenda ESG consiste em um conjunto de boas práticas que demonstram como a empresa está consciente em relação ao papel em âmbito sociais e ambientais. O termo é uma sigla em inglês “environmental, social and governance”, que pode ser traduzido para o português como “ambiental, social e governança”. Ou seja, a organização que possui uma conduta em conformidade com a Agenda ESG possui uma gestão que não é voltada somente para o lucro, todo o seu processo produtivo é realizado tendo em vista esses três pilares complementares. 

O termo Agenda ESG apareceu pela primeira vez em um relatório chamado “Who Cares Wins”, que foi resultado de uma iniciativa liderada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2005. Na ocasião, 20 instituições financeiras de nove países, entre eles o Brasil, se reuniram para discutir diretrizes e recomendações sobre a inclusão de questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos. 

Agora vamos destrinchar o que significa cada letra na sigla da Agenda ESG. A letra “E” é de “Environmental” e tem relação com as práticas organizacionais que as empresas adotam em prol da conservação do meio ambiente. Já o “S” é de “Social” e se refere à maneira como a organização lida com as pessoas, aqui estão incluídos tanto os colaboradores quanto à comunidade do seu entorno. Por último vem o “G” de “Governance”. Aqui falamos de governança, da administração da empresa em si e sua conduta corporativa, o que abrange a forma como se relaciona com governos, acionistas, a existência de políticas anticorrupção, a questão da transparência, etc.

Exemplos de práticas compatíveis com a Agenda ESG



As empresas que têm sua conduta e gestão pautadas pela Agenda ESG podem adotar uma série de práticas que são benéficas para o meio ambiente e conferem vantagens para o negócio. Veja alguns exemplos relativos a cada um dos três pilares:

Ambiental: as organizações podem fazer o gerenciamento de resíduos sólidos, investir na reciclagem e no uso de fontes renováveis de energia, ter políticas de redução e eliminação de poluentes, adotar a logística reversa de produtos, executar ações para melhoria e preservação da biodiversidade, entre outros;


– Social: execução de ações para uma boa gestão de pessoas e  valorização do capital humano, o que inclui o respeito às leis trabalhistas, salários justos, a oferta de benefícios que vão além do salário, proteção de dados, programas de treinamento e desenvolvimento de talentos, políticas corporativas de incentivo à diversidade e inclusão, etc;

–  Governança: transparência financeira e contábil, remuneração dos acionistas, relatórios financeiros honestos, integridade e práticas anticorrupção, e relação com entidades do governo e políticos são algumas atividades importantes.

Percebeu como a Agenda ESG e a adoção de práticas conscientes são capazes de aprimorar a eficiência financeira do negócio? Por meio de uma conduta mais consciente a empresa consegue evitar desperdícios e aproveitar melhor os recursos, além de contribuir para a preservação do meio ambiente! Que tal começar hoje a investir em ações sustentáveis dentro da sua organização hoje mesmo? Fale já com a AmbScience que nós auxiliamos o seu negócio com uma solução personalizada!

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+