AmbScience

passivos ambientais

Quais os tipos de passivos ambientais?

As empresas que desejam ser mais competitivas e se destacar no mercado precisam investir na sustentabilidade. Dentro deste contexto, é fundamental executar ações para tornar o processo de produção mais limpo e ter total cuidado com os seus passivos ambientais. Saiba mais sobre este conceito aqui neste conteúdo da AmbScience. 

O que são passivos ambientais?

Primeiramente, vamos recapitular qual é a definição de passivos ambientais. Além de se referir a todos os danos e resíduos produzidos pelas empresas que afetam o ecossistema, esses passivos também incluem todas as obrigações de curto e longo prazo assumidas pelas organizações com a finalidade de preservar e recuperar o meio ambiente. Aqui estão incluídas dívidas contraídas com alguma dessas finalidades, indenizações e outras ações práticas para amenizar ou extinguir os danos ocasionados pela atuação da empresa ao meio ambiente.

São exemplos de passivos ambientais: contaminação do solo, do ar e das águas; desmatamento de áreas protegidas; e armazenamento incorreto de resíduos. E para lidar com estes passivos ambientais, a empresa deve investigar a área contaminada, descobrir o tipo de passivo e fazer a sua gestão adequada. Cabe ressaltar que a identificação destas áreas está atrelada à legislação ambiental e demanda a atuação de uma equipe especializada.


E quais são os tipos de passivos ambientais?


De acordo com as origens dos recursos da empresa, há dois principais tipos de passivos ambientais: o de capital de terceiros e o de capital próprio. O primeiro citado se refere aos recursos externos que as organizações buscam para financiar as suas atividades, seja para próprias operações, aquisição de equipamentos e insumos, etc.


Já aqueles de capital próprio se referem a todo o capital líquido da empresa, todo o seu patrimônio. A fórmula para chegar a este valor consiste na diferença entre o valor que a organização possui e suas dívidas.


Como evitar os passivos ambientais


Existem diversas medidas que as empresas podem adotar para evitá-los: a implementação de políticas de gestão ambiental na empresa, o investimento em equipamentos ecologicamente corretos, o uso de energia limpa, a utilização de um sistema adequado de gerenciamento de resíduos, o cumprimento de leis e normas ambientais em vigor, o consumo racional de água, apostas em práticas de responsabilidade social, entre muitas outras.

Dessa maneira, as organizações evitam sanções penais e administrativas que podem prejudicar seriamente os negócios. 

A AmbScience tem uma equipe especializada que pode ajudar a sua empresa a identificar e lidar com todos os seus passivos ambientais. Os nossos profissionais são qualificados, graduados em instituições reconhecidas e com grande experiência em todos os tipos de áreas afetadas por contaminação ambiental. Não perca tempo e entre em contato conosco!

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+