O plantio compensatório é uma prática ambiental adotada por empresas como forma de minimizar o impacto causado pela remoção de árvores e vegetação. Este tipo de compensação é realizado através do plantio de novas árvores em locais determinados, visando restaurar e preservar o equilíbrio ecológico. A Ambscience destaca a seguir quais as principais vantagens dessa prática:
A longo prazo, a prática do plantio compensatório pode trazer à organização diversos benefícios econômicos capazes de reduzir os custos operacionais e aumentar a sustentabilidade nas operações da empresa.
O plantio de árvores nativas ainda favorece a preservação da biodiversidade local, uma vez que fornece habitat para diferentes espécies de animais e plantas. Em áreas onde a flora e a fauna estão ameaçadas por atividades humanas, isso é especialmente importante.
Ao praticarem o plantio compensatório, as empresas cumprem exigências legais e regulamentações relacionadas à preservação ambiental. Existem jurisdições que exigem que essas organizações realizem compensações ambientais para que possam obter licenças e autorizações para suas atividades.
As árvores têm um papel fundamental na captura de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. Assim, o plantio compensatório contribui para minimizar as alterações climáticas, ajudando a diminuir a pegada de carbono da empresa.
Implementar o plantio compensatório demonstra o compromisso da empresa com a responsabilidade social e a sustentabilidade. Isso pode melhorar a imagem da empresa junto aos consumidores, investidores e comunidade, mostrando que a empresa se preocupa com o meio ambiente.
Ao realizar plantios em áreas degradadas ou comunidades locais, as empresas estarão apoiando o desenvolvimento comunitário, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida nessas áreas e criando espaços verdes, que poderão ser utilizados para lazer.
Ao adotarem práticas de plantio compensatório, as empresas podem se qualificar para diferentes programas de incentivos fiscais e de certificação ambiental, junto às entidades que reconhecem e recompensam os esforços de sustentabilidade e conservação.
Leia também: Certificações ambientais: quais as principais?
Promover uma cultura de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental é uma das consequências dos projetos de plantio compensatório. Essas iniciativas podem servir como motivadoras de plataformas para a educação e conscientização ambiental, seja para colaboradores ou para a comunidade local.
Investir no plantio compensatório é uma prática que certamente trará inúmeros benefícios ambientais, sociais e econômicos. Quer saber mais sobre como implementar essa ação em sua empresa? Procure a Ambscience, nós sabemos como ajudar a tornar o seu negócio mais sustentável.