AmbScience

passivos ambientais

Passivos Ambientais e Ativos Ambientais: entenda

Termos que eram comuns apenas nas áreas da contabilidade e da economia para definir os bens das empresas e separá-las em dívidas e obrigações, passaram a ser usados também no meio ambiental com o objetivo de definir recursos e obrigações. E se tornou algo importante e usado frequentemente.

O que são ativos ambientais?

É considerado ativo ambiental os insumos empregados, disponibilizados e já adquiridos por uma instituição com a finalidade de recuperar o meio ambiente, preservar o mesmo e controlar seu impacto. Isso inclui máquinas, equipamentos e tudo que faz parte dos processos produtivos que se destinam a eliminar resíduos poluentes. Ou, então, que são usados para descartar corretamente os resíduos sólidos.

Os itens que são usados na pós-operação – para limpeza de locais afetados por poluentes ou para purificar resíduos. Por exemplo, máquinas ou processos que tem como objetivo purificar águas ou eliminar gases e etc. É importante lembrar que um ativo ambiental pode ser classificado como permanente: quando os gastos ambientais podem beneficiar períodos futuros (como, por exemplo, tratamento de contaminação ambiental ao ser recuperável). Ou como ativo ambiental imobilizado, ao se tratar de equipamentos adquiridos para combater agentes poluentes.

O que são passivos ambientais?

Já os passivos ambientais, são aquelas obrigações de curto e longo prazo que uma empresa assume para promover o melhoramento ambiental. Isso pode ser feito em forma de investimentos em ações. Tanto para amenizar quanto para extinguir danos causados por produção ou processos que geraram um impacto. As dívidas contraídas para a preservação do meio ambiente, sendo nova ou antiga também é vista como uma passiva ambiental. Indenizações são encaixadas nessa categoria e podem ser consideradas assim.

Pode parecer algo negativo, mas os passivos podem ser positivos e decorrerem de atitudes positivas das empresas. Tal como a contratação de pessoal para gerir projetos ambientais ou financiar máquinas novas. Apesar do passivo ser o lixo ou resíduo gerado pela empresa, isso pode ser algo que faça, por fim, uma ação positiva e ajude o meio ambiente.

São exemplos de passivos ambientais, os gastos da Petrobrás quando há vazamentos de óleo. (Exemplo: o que ocorreu em Cubatão em 1980 e na Baía de Guanabara em 2000)

Para equilibrar ativos e passivos ambientais é preciso adotar atitudes ambientalmente responsáveis, que podem reduzir os gastos da empresa. Além disso, vão preservar o meio ambiente e consolidar a imagem de empresa séria e responsável.

O ideal é atuar de maneira preventiva e ter os gastos com multas reduzidos ou zerados. Isso gera credibilidade e confiabilidade no mercado, o que é ótimo para imagem da marca/empresa. É bom pensar em aquisição de maquinário moderno e menos poluente, implementação de controle de impactos ambientais e criação de projetos de preservação ambiental.

Se você quiser ajuda para controlar os ativos ou passivos ambientais da sua empresa, procure a AmbScience. Entre em contato pelo telefone 11 3197-4780 ou pelo email contato@ambscience.com.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+