AmbScience

ativo ambiental

O que são ativos ambientais

O termo “ativo” é bem conhecido para quem trabalha com contabilidade. Trata-se do conjunto de Bens e Direitos da organização, que possuem valores econômicos e podem ser convertidos em dinheiro (proporcionando ganho para a empresa). Porém, você sabia que também existe um outro tipo de ativo? Estamos falando do ativo ambiental, que são os insumos empregados, disponibilizados e já adquiridos por uma instituição com a finalidade de recuperar o meio ambiente, preservar o mesmo e controlar seu impacto. No texto de hoje você vai entender um pouco mais sobre o ativo ambiental e qual a sua finalidade.

O que são ativos ambientais?

Atualmente a legislação impõe a realização de atividades positivas para neutralizar os impactos negativos ao meio ambiente, como por exemplo a reciclagem, redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, logística reversa, etc.. Estes impactos ambientais positivos realizados pelas empresas podem se tornar Ativos Ambientais. Podemos dizer que os ativos ambientais são investimentos que uma organização faz para a sustentabilidade ambiental e para reduzir os impactos ambientais de suas ações, mesmo que isso só venha a beneficiar o meio ambiente futuramente. São gastos e bens direcionados para os processos de eliminação ou redução dos danos ao meio ambiente.

Ativo x Passivo Ambiental

Muita gente confunde ativo com passivo ambiental, porém são duas coisas totalmente diferentes. O passivo ambiental é o dever da empresa em compensar os prejuízos e danos ambientais ocasionados por suas atividades. Já os ativos são investimentos especificamente pensados como métodos sustentáveis e que colaboram para a redução dos níveis de poluição.

Exemplos de ativos ambientais

  • Imobilizado – compra de itens que contribuem para a manutenção das atividades da empresa, escolhidos com objetivo de reduzir os danos ambientais.
  • Estoque – Armazenagem, transporte e distribuição de produtos realizados de forma a controlar ou reduzir os impactos ambientais associados a essas atividades.
  • Diferido – Despesas relacionadas a pesquisas e reestruturação de processos, com resultados que amenizam os prejuízos ao meio ambiente.

Conclusão

Ao investir em bens e insumos que ajudam na preservação ambiental, como por exemplo materiais menos poluentes ou máquinas que não transmitam resíduos poluentes ao ar, além de tecnologias de produção mais limpa, a empresa pode ter lucros consideráveis, pois está proporcionando qualidade de vida internamente, em toda a cadeia produtiva e para a sociedade. Além disso, os estragos causados ao meio ambiente diminuem consideravelmente, pois é através de bens modernos adquiridos pela empresa que é possível uma preservação ambiental eficaz.

 

Além disso, sua empresa transmitirá credibilidade para os clientes, que estão cada vez mais exigentes e conscientes sobre as questões ambientais e sua importância. Você irá mostrar que ela não busca somente rentabilidade, mas também faz investimentos que trazem melhorias significativas para o ambiente. Ao focar no ativo ambiental, sua empresa mostra a parcela de contribuição para a preservação do meio ambiente e responsabilidade para com as presentes e futuras gerações.

COMPARTILHAR: Facebook - Twitter - Google+