Muitas atividades da indústria ou mesmo da rotina da sociedade acabam resultando em efluentes no meio ambiente. Por isso, cresce a importância de tratamento de efluentes e do seu monitoramento.
Quer aprender mais sobre o que são efluentes e como lidar com os gerados pela sua empresa? Então continue lendo!
Mas o que é um efluente?
A palavra efluente significa “aquele que flui” e representa qualquer líquido ou gás gerado por atividades humanas (indústrias, esgotos, redes pluviais e etc.) e que são liberados na natureza. Ao chegar no meio ambiente os efluentes se tornam a principal causa de grandes problemas ambientais como poluição do ar, efeito estufa, inversão térmica, entre outros.
Por isso, as empresas têm a obrigação (legal e moral) de fazer o monitoramento e o tratamento de efluentes que gera. Mas como?
Antes de avançar, vamos conceituar o que é monitoramento de efluentes e o que significa tratamento de efluentes:
Monitoramento de efluentes é o conjunto de processos para coleta de amostras e análises em laboratório dos efluentes. Este acompanhamento serve para analisar as variáveis ambientais causadas por um determinado efluente, além de analisar sua variação temporal.
Por isso, procure empresas e profissionais que consigam desempenhar atividades fundamentais para um bom trabalho de tratamento de efluentes sanitários e industriais, como por exemplo: avaliação de processos industriais, projeto e dimensionamento de Estações de Tratamento atender às legislações.
Precisa de ajuda para fazer o correto tratamento e monitoramento de efluentes? Então conheça mais sobre a AmbScience – Consultoria, Engenharia Ambiental e Serviços. Com clientes de vários setores de mercado como indústria, comércio e prestação de serviços, a AmbScience tem corpo técnico qualificado e pronto para te orientar! Fale com a gente no e-mail [email protected] ou telefone 011 3197-4780.
—–
Caso queira ver as normas técnicas da Cetesb, clique aqui.