Todas as ações do homem podem gerar alguma consequência para o meio ambiente. Para controlar possíveis danos e garantir a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, foram criadas diversas leis e políticas ambientais. Neste cenário, um dos instrumentos de controle preventivo de danos ambientais mais importante é o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), relatório técnico que avalia as consequências ambientais decorrentes de um determinado projeto ou ação.
O Estudo de impacto Ambiental, conforme estabelecido na legislação ambiental brasileira, é um documento de natureza técnica, que tem como finalidade avaliar os impactos ambientais gerados por atividades e/ou empreendimentos potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. Deverá também apresentar medidas mitigadoras e de controle ambiental, garantindo assim o uso sustentável dos recursos naturais. Ele é introduzido de forma preventiva para danos ambientais e, ao se constatado o perigo ao meio ambiente, medidas são tomadas para minimizar ou evitar os prejuízos ambientais.
Durante a primeira fase do processo de licenciamento ambiental, o empreendimento ou atividade com significativo potencial de degradação ou poluição ambiental, é obrigado a elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Estes instrumentos foram normalizados pela Resolução nº 001/86 do CONAMA e, complementarmente, pela Resolução nº 237/97.
O RIMA é o documento que reflete as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental. Ele tem como objetivo informar à sociedade sobre os impactos, medidas mitigadoras e programas de monitoramento do empreendimento ou atividade.
Um Estudo de impacto ambiental permite que as empresas, governos e outras pessoas envolvidas compreendam todo o espectro de consequências do projeto potencial antes que ele realmente comece. Ele é essencial para promover a sustentabilidade empresarial e para preservação do meio ambiente. Um estudo de impacto ambiental não significa necessariamente que um projeto levará à poluição ou prejudicará o ecossistema, ele simplesmente estabelece que maneiras a proposta pode interagir com o mundo ao seu redor. Através do Estudo de Impacto Ambiental é possível garantir a implantação de obras, construções e o desenvolvimento econômico, aliados a preservação ambiental.
O Estudo de Impacto ambiental é indispensável para a aprovação de um licenciamento ambiental de um determinado projeto, por isso devem ser feitas por empresas e profissionais especializados.
Na Ambscience, os EIA são elaborados por uma equipe multidisciplinar habilitada, que identificará as melhores soluções para seu negócio.
Informe-se sobre esses e outros assuntos. Conheça os nossos serviços: AmbScience Engenharia, através do e-mail [email protected] ou no telefone 011 3197-4780.